(Fonte da imagem: Divulgação/Azerbaijan Tower)

O antigo prédio mais alto do mundo já não é tão alto assim. O Kingdom Tower, divulgado em agosto de 2011 com 999 metros de altura, acaba de ser superado por um mais imponente: o Azerbaijan Tower, com nada menos que 1,05 km de altura. Ok, são apenas 50 metros mais alto, mas ele é o primeiro a ultrapassar a barreira de um quilômetro.

Segundo o site de notícias News.Az, o Azerbaijan Tower será construído sobre as ilhas Khazar, um arquipélogo artificial que está sendo criado no litoral do mar Cáspio, a sudoeste de Baku, capital do Azerbaijão. O edifício terá 189 andares em uma estrutura de vidro, aço e concreto.

As ilhas Khazar serão uma “cidade” construída para comportar um milhão de pessoas, ao custo de 100 bilhões de dólares. O arquipélago deverá ser composto por 41 ilhas artificiais, cobrindo uma superfície total de dois mil hectares.

Aparentemente, a construção da torre começa em 2015. Ela deve estar pronta em 2019, com um custo total de US$ 2 bilhões. Mas porque no Azerbaijão? Bem, o país é rico em petróleo, e os dirigentes daquela nação sabem que é o recurso é finito. Melhor investir em outras áreas antes que a fonte fique seca, assim como estão fazendo os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita.

Cupons de desconto TecMundo: