Nova build do Windows 10 permite controlar mais funções do PC com a sua voz

2 min de leitura
Imagem de: Nova build do Windows 10 permite controlar mais funções do PC com a sua voz

Enquanto aqui no Brasil a Cortana está tentando se aclimatar junto ao público local e aprendendo a como se comportar durante o período natalino, lá fora a moça já começa a ganhar alguns recursos de peso. Na versão de testes mais recente do Windows 10, a assistente pessoal da Microsoft finalmente se rende a uma das funcionalidades mais pedidas pelos usuários: um acervo maior de comandos de voz.

Agora, com a última build do sistema operacional liberado para os integrantes do Insider – um programa que dá acesso a uma prévia das novidades que serão adicionadas futuramente na plataforma da casa –, será possível usar o microfone do seu PC para conversar diretamente com a Cortana, pedindo para que ela desligue, reinicie, bloqueie ou coloque o computador para dormir. Acha que a brincadeira acaba por aí? Nada disso!

É só falar e curtir um som

Segundo as notas oficiais da atualização, também será possível usar o recurso de voz junto à assistente para tocar músicas no seu desktop ou notebook sem precisar usar as mãos. O detalhe é que, pelo menos por enquanto, essa funcionalidade só dá suporte a dois aplicativos: iHeartRadio e TuneIn. Basta dizer algo como “Ei, Cortana, toque Anitta no iHeartRadio”, por exemplo, para que o sistema detecte automaticamente o pedido e inicie a reprodução.

O gogó também pode ser usado para alterar o volume das canções, perguntar qual faixa está tocando no momento e até pausar tudo se o usuário precisar de um pouco de silêncio. Infelizmente, todas essas atividades só estão disponíveis na versão de testes do Windows 10 no idioma inglês, fazendo com que os brasileiros tenham que ter um pouco mais de paciência para conferir as novas ferramentas ou treinem a língua estrangeira para bater um papo com a mocinha virtual.

Mais uma batelada de novidades

O pacotão de downloads traz muito mais novidades

Embora as melhorias no uso dos comandos de voz seja um dos grandes destaques do update, o pacotão de downloads traz muito mais novidades. Jogos como Battlefield 1, Fallout 4 e Dark Souls III – além de mais 16 títulos –, por exemplo, passam a ganhar suporte à Windows Game Bar quando estiverem em tela cheia. Adicionalmente, funções adicionais do Windows Ink, novas extensões para o Edge, uma interface renovada para o Windows Defender e opções extras para o Windows Update surgem para completar o patch.

E aí, será que o consumidor brasileiro vai ter que esperar muito para receber essas atualizações adaptadas totalmente para o português brasileiro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.