Windows 10

Entenda como um notebook 2 em 1 com Windows 10
pode mudar a forma como você se relaciona com um PC

Desde que a Microsoft lançou o Windows 10, o foco sempre foi promover a mudança de geração dos PCs antigos para os novos e modernos 2 em 1 ou híbridos. Essas máquinas oferecem telas sensíveis ao toque e formas criativas de aproveitar todo o poder do seu hardware. Mas quais são as reais vantagens de ter um dispositivo desse tipo rodando o Windows 10?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que houve aqui uma quebra de paradigma. O computador pessoal evoluiu para acompanhar as expectativas modernas dos usuários. Junto com ele, o sistema teve que evoluir também. Por isso, a Microsoft criou coisas como a Cortana, que faz você aproveitar seu computador de uma forma que era inimaginável 10 anos atrás.

Um notebook híbrido é portátil, mas também oferece muitas possibilidades tanto para entretenimento quanto para o trabalho e os estudos. Ou seja, dá para aproveitar filmes, séries, jogos e navegação na web no mesmo aparelho que você consegue digitar um artigo para a faculdade ou desenhar algum esquema funcional para o trabalho.

Portabilidade x Poder de Fogo

Com a evolução do PC, o hardware de um híbrido superportátil agora oferece desempenho compatível com o de um bom PC desktop. Esses aparelhos utilizam SSDs, boas quantidades de RAM e processadores Intel das novas gerações. Tudo isso em conjunto ajuda o sistema a rodar sempre de forma fluida e iniciar muito rapidamente. Já se foi o tempo em que você ligava o computador e tinha que ficar esperando alguns minutos para ele estar completamente pronto para usar.

Lenovo Yoga

Bons representantes dessa nova geração de PCs são os modelos da linha Yoga da Lenovo. Estamos falando de notebooks superpremium com qualidade de construção top de linha e todas as funcionalidades que um notebook híbrido precisa ter. O destaque vai para a articulação que junta a tela ao corpo dos aparelhos Yoga. Ela tem um formato bem exótico e funcional, permitindo virar a tela do dispositivo completamente para trás, o que traz uma nova forma de uso.

Entre as melhores opções nessa linha da Lenovo no mercado brasileiro, temos o Yoga 900S. Confira algumas especificações:

Especificações técnicas - Yoga 900S

ProcessadorIntel Core m7 (6ª geração)
ArmazenamentoSSD 256 GB PCIe
RAM8 GB LPDRR3
GPUIntel HD Graphics integrada
Tela12,5’’ IPS LCD com resolução 2K (3200x1800) sensível ao toque
ÁudioAlto-falantes estéreo com Dolby Audio Premium
BateriaAté 12 horas de execução de vídeo
ConectividadeWiFi a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, 1x USB 3.0 tipo A, 1x USB 3.0 tipo C com vídeo e plugue para fones de ouvido
Dimensões e peso305 x 208 x 12,8 mm e 999 g
Dell Inspiron 13 7000

A Dell, por sua vez, tem um notebook interessante nessa categoria, o Inspiron 13 7000. Ele é uma opção mais acessível, porém menos compacta, para quem está de olho na categoria dos computadores 2 em 1. Esse modelo conta com uma caneta stylus própria que pode ser guardada dentro do próprio computador. Veja algumas especificações:

Especificações técnicas - Dell Inspiron 13 7000

ProcessadorIntel Core i3, i5 ou i7 (5ª geração)
Armazenamento500 GB HDD (5.400 rpm)
RAM8 GB
GPUIntel Graphics 5500 integrada
Tela13,3’’ IPS LCD com resolução HD (1366 x 768) sensível ao toque
BateriaAté 8 horas de uso misto
ConectividadeWiFi a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, 3x USB 3.0 tipo A, HDMI, leitor de cartões de memória 4x1 e plugue para fones de ouvido
Dimensões e peso19,41 x 330,12 x 222 mm e 1,75 kg

Esses dois aparelhos, o da Dell e o da Lenovo, são modelos de alto desempenho, mas existem opções mais baratas nesse segmento. Dê uma olhada em opções mais em conta no fundo da página.

Tela touch e canetas stylus

Um computador híbrido precisa ter uma tela sensível ao toque para que o usuário possa aproveitar recursos que o Windows 10 tem para esse tipo de plataforma. Estamos falando do Modo Tablet e dos milhares de apps da Loja do Windows, que são todos otimizados para que a pessoa interaja usando os dedos.

Em linhas gerais, esse recurso é um dos definidores do PC moderno. Para quem nunca teve um aparelho com essa capacidade, pode parecer bobagem dispor de tal recurso no notebook. Mas depois que você provar a conveniência de poder tocar em alguns elementos em vez de alcançá-los com o cursor do mouse o tempo todo, vai entender por que isso é útil.

Na aula

Digamos que você esteja numa sala de aula, e a professora começa a desenhar um esquema no quadro. Com um notebook tradicional, você até pode tentar transformar aquilo em tópicos e usar alguns elementos gráficos, como círculos e setas, para tentar reproduzir o esquema, mas isso toma muito tempo e não é nada prático. Você pode acabar perdendo coisas vitais da explicação nessa empreitada.

Em um aparelho com tela sensível, você pode simplesmente desenhar com os dedos ou com uma caneta stylus no OneNote. Isso leva segundos e não distrai sua atenção do que realmente importa: o que está sendo dito pela professora. A ideia por trás desses PCs híbridos é fazer da tecnologia uma ferramenta que facilita sua vida, em vez de complicá-la.

Na aula

Entretenimento

Outra situação em que um notebook híbrido pode facilitar é na hora de ver filmes ou séries. Aparelhos que viram a tela para trás ficam de pé como se fossem uma “cabana”. Assim, você consegue deixá-los em uma mesa para facilitar a visualização para mais de uma pessoa. Isso é interessante também para quem gosta de assistir na cama. Nessa posição específica, a coberta ou o travesseiro não cobre as saídas de ar na parte de baixo do aparelho, o que evita o superaquecimento.

Esse “modo cabana” também é ideal para quando você está fazendo algum trabalho manual ou cozinhando enquanto vê um vídeo tutorial ou uma receita na sua tela.

Entretenimento

Desenhando

Para todas essas possibilidades, o Windows 10 ainda oferece o Windows Ink, uma suíte de ferramentas desenvolvidas para você desenhar em aplicativos nativos do sistema de forma mais prática e precisa. Há até uma régua virtual para trabalhar linhas bem retas com os dedos ou uma caneta e opções de anotação que reconhecem sua escrita à mão e transformam o conteúdo em texto digital comum.

Aplicações de edição de fotos e vídeo também podem ser muito bem utilizadas com telas sensíveis ao toque, especialmente quando você tem que lidar com elementos muito precisos e um mouse não oferece tanto conforto.

Desenhando

Problemas que o Windows 10 resolve

O Windows 10 é o primeiro e único sistema operacional na atualidade a oferecer uma experiência prática e de alto desempenho tanto para uso tradicional — com mouse e teclado — quanto para entrada usando uma tela touch. Há milhares de programas profissionais feitos para o sistema que podem realizar as mais diversas atividades, desde a criação e a formatação de texto até a produção de modelos 3D.

A Loja do Windows ainda conta com uma seleção de aplicações que disponibilizam ao usuário um monte de novas possibilidades. Isso faz com que o PC não seja mais aquela velha máquina à frente da qual se senta para fazer o trabalho pesado. Os recursos interativos do Windows 10 possibilitam que você seja criativo no seu notebook híbrido, dando a liberdade de mexer nas coisas com os dedos ou uma caneta.

3D

3D

Para todas essas possibilidades, o Windows 10 ainda oferece o Windows Ink, uma suíte de ferramentas desenvolvidas para você desenhar em aplicativos nativos do sistema de forma mais prática e precisa. Há até uma régua virtual para trabalhar linhas bem retas com os dedos ou uma caneta e opções de anotação que reconhecem sua escrita à mão e transformam o conteúdo em texto digital comum.

Aplicações de edição de fotos e vídeo também podem ser muito bem utilizadas com telas sensíveis ao toque, especialmente quando você tem que lidar com elementos muito precisos e um mouse não oferece tanto conforto.

Modo tablet

Existem outras plataformas que tentam oferecer uma experiência prática para o usuário tanto no modelo desktop quanto no modelo tablet, mas a alternância entre um e outro normalmente é complicada. Isso quando há de fato alguma alternância, pois algumas opções forçam o usuário a permanecer na mesma interface não importa a forma de uso que ele escolha.

Modo tablet

O Windows 10 tem uma solução bastante conveniente para isso. Em computadores naturalmente híbridos, sempre que você vira a tela do PC para trás ou a destaca, o sistema entra no “Modo tablet” automaticamente. Isso faz com que toda a interface seja redimensionada para interação com os dedos. Os ícones ficam maiores, as opções mais espaçadas e o Menu Iniciar mostra preferencialmente os apps modernos, que utilizam melhor telas sensíveis. É possível ainda ativar esse modo manualmente em algumas máquinas.

Microsoft Edge

O navegador da Microsoft foi feito pensando em notebooks híbridos, com telas sensíveis ao toque, e tem um ótimo desempenho. Recentemente, ele recebeu uma atualização e, agora, também suporta a instalação de complementos ou extensões.

Contudo, o que mais podemos destacar de diferente no Edge é o seu “Modo leitura”, que simplifica páginas web e reajusta texto e fotos em um formato mais agradável para leitura. Isso é interessante para quem lê notícias ou artigos na web com frequência. Além do mais, existe uma lista para você guardar páginas para ver mais tarde.

O mais divertido para quem usa um PC 2 em 1, entretanto, é a função de anotação e compartilhamento. O navegador permite escrever com os dedos ou uma caneta stylus sobre qualquer página web e, em seguida, mandar isso para um amigo pelo sistema de compartilhamento do Windows. Existem várias opções de cor e ferramentas para desenhar e marcar. Isso pode ser muito útil em várias situações.

Microsoft Edge

Cortana

Cortana é a assistente pessoal do Windows. Ela consegue fazer uma série de tarefas para facilitar a sua interação com o PC e funciona também como uma área geral de buscas do sistema e da web.

Por exemplo, você pode perguntar para ela, por voz ou texto, como chegar a determinado lugar, e ela trará um mapa com a rota junto com informações de trânsito para que você esteja ciente de eventuais atrasos. É possível ainda saber de notícias do dia, sobre o clima na sua cidade para qualquer data ou também em outros lugares. O mais interessante, entretanto, é a possibilidade de marcar compromissos na sua agenda ou ajustar alarmes apenas pedindo essas coisas para a Cortana.

Se você recebe um email no app nativo do Windows com um convite para uma reunião ou evento, ela vai sugerir que você coloque isso na agenda. Ela até conta piadas se você pedir. Vale destacar que a Cortana acabou de chegar ao Brasil e começou a falar português faz pouco tempo, ela ainda deve ser melhorada com o passar do tempo.

Opções de híbridos com Windows 10

Além dos dois PCs já mencionados anteriormente, aqui vão algumas opões de computadores 2 em 1 nos quais você pode aproveitar as vantagens oferecidas pelo Windows 10:

Dell Inspiron 13 7000
Lenovo Yoga 900S
Lenovo Yoga 510
Dell Inspiron 13 5000
Acer Aspire R11
Asus Vivobook Flip

Comentários

Design: Fernando Perazzoli

Redação: Leonardo Müller

Coordenação: Gustavo Abrão, Wikerson Landin