Eclipse solar total: saiba como assistir o evento ao vivo nesta segunda-feira (8)

2 min de leitura
Imagem de: Eclipse solar total: saiba como assistir o evento ao vivo nesta segunda-feira (8)
Imagem: Getty Images

Nesta segunda-feira (8), ocorrerá o raro eclipse solar total. O fenômeno está programado para iniciar em Mazatlán, no México, mas percorrerá o caminho até Catalina, no Canadá, acontece nos mesmos locais a cada 375 anos e os especialistas acreditam que será um dos eclipses mais assistidos de todos os tempos.

Apesar de ser um evento imperdível, apenas alguns residentes de locais dos Estados Unidos, México e Canadá poderão observar o bloqueio total do Sol. Ou seja, os brasileiros e habitantes de todas as outras regiões do mundo não poderão presenciar o fenômeno. 

Felizmente, Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) e algumas agências de informações disponibilizaram links do YouTube para a transmissão ao vivo. Os interessados poderão assistir à transmissão da NASA às 14h (horário de Brasília), mas o eclipse ocorrerá a partir das 15h07 na costa do Pacífico do México:

Um eclipse solar total acontece durante um alinhamento quase perfeito entre a Lua, o Sol e a Terra, quando o satélite natural se posiciona à frente da estrela, bloqueando temporariamente sua luz para os observadores no planeta. Apenas as pessoas na região onde a sombra da Lua cobre o Sol podem observar o fenômeno — a região que a sombra percorre é conhecida como caminho da totalidade.

Animação mostra o cone de sobra do eclipse solar total.Animação mostra o cone de sombra do eclipse solar total.Fonte:  NASA 

"Em 8 de abril de 2024, um eclipse solar total cruzará a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. Um eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face do Sol. O céu escurecerá como se fosse amanhecer ou anoitecer", a NASA descreve.

Como assistir o eclipse solar total em segurança

Se você for um dos sortudos e estiver em alguma das cidades do México, Estados Unidos ou Canadá, onde o fenômeno ocorrerá, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde. Todos os espectadores precisam utilizar óculos especiais para eclipses solares, a fim de evitar qualquer dano ocular. Aqueles que desejam filmar ou observar por meio de telescópios e binóculos devem utilizar filtros solares nas lentes.

Durante um eclipse solar total, o céu escurece quase completamente por alguns minutos; o último no Brasil ocorreu em 1994 e o próximo deve acontecer apenas em 2045.Durante um eclipse solar total, o céu escurece quase completamente por alguns minutos; o último no Brasil ocorreu em 1994 e o próximo deve acontecer apenas em 2045.Fonte:  Getty Images 

As pessoas que estiverem completamente no caminho da totalidade poderão remover os óculos por um curto período para observar a coroa solar. Todos os outros espectadores devem utilizar o óculos durante toda a observação.

"Exceto durante a breve fase total de um eclipse solar total, quando a Lua bloqueia completamente a face brilhante do Sol, não é seguro olhar diretamente para o Sol sem proteção ocular especializada para visualização solar. Observar qualquer parte do Sol brilhante por meio de lentes de câmera, binóculos ou telescópio sem um filtro solar de propósito especial fixado na parte frontal da óptica causará instantaneamente lesões oculares graves", a NASA acrescenta.

Gostou do conteúdo? Fique atualizado com os espetáculos celestes aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir a data do último eclipse solar total da Terra irá acontecer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.