Cientistas podem ter descoberto como as primeiras células se formaram a Terra

Imagem de: Cientistas podem ter descoberto como as primeiras células se formaram a Terra
Imagem: Getty Images

A ciência já realizou milhares de descobertas em diversas áreas, mas o processo exato que remonta como a vida começou na Terra ainda é apenas teorizado pelos cientistas. Um novo estudo publicado na revista científica Chem sugere que um grupo de pesquisadores fez uma descoberta importante para responder essa questão; eles podem ter revelado como as primeiras células se formaram na Terra.

Uma equipe de investigadores do Scripps Research Institute, nos Estados Unidos, pode ter encontrado uma interpretação sobre como 'bolhas de gordura' formaram as membranas das primeiras células no planeta.

O artigo explica que se trata de um processo químico chamado de fosforilação; até então, a ciência já sabia que esse fenômeno havia ocorrido na natureza, mas os novos dados apontam que ele ocorreu antes do que se imaginava.

As pequenas bolhas que podem ter sido as primeiras células terrestres são chamadas de vesículas fosfolipídicas. Elas são esferas microscópicas formadas por uma molécula única (fosfolipídio), pois metade da sua estrutura é hidrofílica e a outra metade é hidrofóbica — ou seja, ao mesmo tempo que a molécula é atraída pela água, ela também repele a água.

“Em algum momento, todos nos perguntamos de onde viemos. Esta descoberta ajuda-nos a compreender melhor os ambientes químicos da Terra primitiva, para podermos descobrir as origens da vida e como a vida pode evoluir na Terra primitiva”, disse o químico do Scripps Research Institute e um dos autores do artigo, Ramanarayanan Krishnamurthy.

Primeiras células da Terra

Para realizar a pesquisa, os cientistas replicaram condições semelhantes às dos primeiros dias da Terra a fim de compreender como as primeiras células se formaram. Foram utilizados ácidos graxos e glicerol para criar esse tipo de vesículas, assim, o experimento resultou em reações químicas que adicionaram átomos a uma molécula, proporcionando funções extras.

A imagem apresenta o visual das vesículas fosfolipídicas.A imagem apresenta o visual das vesículas fosfolipídicas.Fonte: Scripps Research Institute

É importante esclarecer que esse processo não aconteceu rapidamente, pois a formação das células pode ter ocorrido em diferentes etapas. Primeiro, as moléculas mais simples começaram a se unir e, após algum tempo, formaram estruturas mais complexas.

Em termos mais simples, esse processo pode ser parte dos blocos de construção de vida na Terra que ocorreu há mais de 3,5 bilhões de anos. De qualquer forma, os pesquisadores afirmam que ainda é necessário realizar mais investigações para compreender a formação do nosso planeta.

“As vesículas foram capazes de fazer a transição de um ambiente de ácidos gordos para um ambiente de fosfolípidos durante as nossas experiências, sugerindo que um ambiente químico semelhante poderia ter existido há quatro mil milhões de anos”, disse o químico e coautor do estudo, Sunil Pulletikurti. “É emocionante descobrir como as primeiras substâncias químicas podem ter feito a transição para permitir a vida na Terra”, acrescenta o biofísico Ashok Deniz.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais estudos sobre como o nosso planeta se formou aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir quais são as pistas da formação da Terra, detectadas pelo Telescópio Especial James Webb.