Galáxia anã, formação de estrelas e mais imagens incríveis da NASA em fevereiro

3 min de leitura
Imagem de: Galáxia anã, formação de estrelas e mais imagens incríveis da NASA em fevereiro
Imagem: ESA / Hubble / NASA / M. Messa

No mês de fevereiro de 2024, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) divulgou algumas novas imagens impressionantes sobre o espaço e o universo ao nosso redor. Em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), as agências coletaram novos dados e contribuíram para trazer novos dados aos entusiastas de astronomia.

Após investigarem dezenas de regiões espaciais utilizando instrumentos como o Telescópio Espacial James Webb (JWST), Telescópio Hubble e Telescópio Euclid, os astrônomos encontraram algumas novidades de tirar o folego. Confira abaixo as belas imagens apresentadas em fevereiro.

Galáxia ESO 245-5

Pode até não parecer, mas a imagem abaixo apresenta uma região densa com grande parte da galáxia ESO 245-5; além de poeira cósmica, gás e luz de outros corpos celestes que estão mais distantes.

Localizada a aproximadamente 15 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Fênix, a galáxia é classificada como um sistema do tipo IB(s); isso significa é uma galáxia irregular com uma estrutura espiral, semelhante ao tipo de Magalhães.

A imagem apresenta a galáxia irregular ESO 245-5, com uma densa nuvem de estrelas em um fundo escuro; algumas das aparentes estrelas de fundo são, na verdade, galáxias.A imagem apresenta a galáxia irregular ESO 245-5, com uma densa nuvem de estrelas em um fundo escuro; algumas das aparentes estrelas de fundo são, na verdade, galáxias.Fonte:  ESA / Hubble / NASA / M. Messa 

"Irregular neste contexto é bastante intuitivo: a galáxia não parece ter uma estrutura regular e ordenada. Na verdade, essencialmente toda a visão aqui é coberta pelas estrelas desta galáxia. O segundo termo significa que a galáxia tem uma forma barrada no seu centro: esta é a densa extensão de estrelas que atravessa o centro desta imagem", a ESA descreve em um comunicado oficial.

IRAS 16562-3959

A região IRAS 16562-3959 é um local de formação estelar na Via Láctea, localizado a cerca de 5,9 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de EscorpiãoFotografada pelo Telescópio Hubble, o centro da região apresenta uma estrela massiva em processo de formação que deve ter aproximadamente 30 vezes a massa do Sol.

A região é uma nebulosa cheia de estrelas, afinal, é considerada um local de intensa formação estelar.A região é uma nebulosa cheia de estrelas, afinal, é considerada um local de intensa formação estelar.Fonte:  ESA / Hubble / NASA / R. Fedriani / J. Tan 

O objetivo dos cientistas é utilizar os dados na busca de uma melhor compreensão sobre o nascimento e formação de estrelas massivas e brilhantes na galáxia.

“Esta imagem foi compilada usando observações da Wide Field Camera 3 (WFC 3) do Hubble. As nuances detalhadas de cores são possíveis devido aos quatro filtros separados, usados para coletar os dados. Os filtros são finas tiras de material altamente especializado que permitem a passagem apenas de comprimentos de onda de luz muito específicos”, é explicado em uma publicação.

Galáxia anã IC 3476

A fotografia apresenta a galáxia anã IC 3476, uma região que está passando por um processo de remoção de pressão dinâmica para auxiliar na formação de estrelas. O sistema está localizado a aproximadamente 54 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Coma Berenices.

Os pesquisadores afirmam que o estudo da região poderá ajudá-los a compreender diversos detalhes, como o processo de pressão dinâmica que pode estimular a formação de estrelas.

Apesar de a maior parte da imagem representar a galáxia anã IC 3476, alguns pontos apresentam estrelas em formação e outras galáxias mais distantes.Apesar de a maior parte da imagem representar a galáxia anã IC 3476, alguns pontos apresentam estrelas em formação e outras galáxias mais distantes.Fonte:  ESA / Hubble / NASA / M. Sun 

“A pressão dinâmica também pode causar a compressão de outras partes da galáxia, o que pode realmente impulsionar a formação de estrelas. Isto é o que parece estar acontecendo em IC 3476: parece não haver absolutamente nenhuma formação estelar acontecendo na borda da galáxia, suportando o impacto da redução da pressão atmosférica, mas as taxas de formação estelar nas regiões mais profundas da galáxia parecem estar nitidamente acima da média”, a ESA acrescenta.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todas as curiosidades sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como o telescópio Hubble fotografou galáxias brilhantes em rota de colisão.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.