Imagem de: Água na Terra pode ter se originado nos 'blocos de construção do planeta', diz estudo
Imagem: Getty Images

Um estudo recente publicado na revista científica Nature Astronomy sugere que a água da Terra pode ter surgido das rochas espaciais dos blocos de construção que formaram o planeta.

Segundo os dados, os objetos cósmicos podem ter formado a Terra há bilhões de anos; após analisarem diferentes amostras de meteoritos, os cientistas encontraram reações químicas que só ocorrem quando há a presença de água.

Os pesquisadores combinaram os dados dos meteoritos com um tipo de modelagem termodinâmica para determinar que os blocos de construção dos planetas internos do Sistema Solar podem ter se formado com a presença de água desde o início.

A ilustração mostra como as rochas espaciais formam os blocos de construção de planetas.A ilustração mostra como as rochas espaciais formam os blocos de construção de planetas.Fonte:  NASA

A descoberta pode ser muito importante para a ciência, pois desafia os atuais modelos astrofísicos que teorizam sobre o início do nosso sistema estelar. Os pesquisadores explicam que as amostras não contém água, contudo, eles conseguiram traçar reações químicas que são possíveis apenas com o líquido primordial.

A detecção só foi possível devido à medição do nível de ferro dos meteoritos em comparação com outros 'ingredientes' das rochas espaciais. Além da água, eles também detectaram a presença de oxigênio.

“Os meteoritos de ferro têm sido um tanto negligenciados pela comunidade de formação planetária, mas constituem ricos depósitos de informação sobre o período mais antigo da história do Sistema Solar, uma vez que se descobre como ler os sinais. A diferença entre o que medimos nos meteoritos do interior do Sistema Solar e o que esperávamos implica uma atividade de oxigênio cerca de 10 mil vezes maior”, disse um dos cientistas responsáveis pelo estudo, Paul Asimow.

Água na Terra

A nova descoberta pode contradizer a atual teoria de que a água surgiu durante a evolução planetária, sugerindo que o elemento já estava presente nos blocos de construção dos planetas desde o início.

Assim, os cientistas do estudo acreditam que a água não chegou até a Terra durante o período de formação do planeta — a história dos outros planetas rochosos do Sistema Solar também pode ser semelhante.

As amostras dos meteoritos são restos dos núcleos metálicos das primeiras rochas dos blocos de construção do Sistema Solar; ao analisar a composição química desses objetos cósmicos, é possível descobrir informações fundamentais sobre os ambientes de formação dos planetas. Apesar disso, os cientistas ainda precisam se aprofundar no estudo para confirmar os dados.

“No entanto, o método detecta apenas a água utilizada na oxidação do ferro. Não é sensível ao excesso de água que pode formar o oceano. Portanto, as conclusões deste estudo são consistentes com os modelos de acreção da Terra que exigem a adição tardia de ainda mais material rico em água”, explica Asimow.

Gostou do conteúdo? Então, mantenha-se sempre atualizado com os últimos estudos sobre a formação do planeta Terra, aqui no TecMundo e aproveite para descobrir o porquê, não se deve usar ímãs para procurar meteoritos.