Sal descoberto em asteroide pode ser nova pista para origem da água na Terra

Imagem de: Sal descoberto em asteroide pode ser nova pista para origem da água na Terra
Imagem: GettyImages

Pesquisadores encontraram cristais de sal em amostras do asteroide Itokawa. O achado reaviva a teoria de que esses corpos celestes podem ser responsáveis pela existência de água na Terra. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

A água existente na Terra pode ser um presente concedido pelos astros. Mas não do jeito místico que você possa imaginar. De acordo com algumas teorias, em uma Terra jovem, ainda em formação, a presença de água era impossível devido às altas temperaturas na nebulosa solar.

Porém nesse turbilhão de criação, nosso recém-nascido planeta pode ter sido bombardeado por cometas e asteroides trazendo água do espaço profundo.

Poderiam os cometas e os asteroides terem trazido água para a Terra?Poderiam os cometas e os asteroides terem trazido água para a Terra?Fonte:  Getty Images

Hayabusa e o asteroide classe C

Em 2005 a missão japonesa Hayabusa coletou amostras do asteroide classe C, Itokawa, trazendo-as a Terra em 2010.

Astros nessa classificação são bastante comuns e considerados secos, ou seja, não apresentam sinais de minerais que possam ser oriundos da interação com água. Mas as amostras de Itokawa trouxeram uma surpresa: cristais de sal.

Os cristais encontrados são do mesmo tipo do sal que está na sua cozinha, o cloreto de sódio.Os cristais encontrados são do mesmo tipo do sal que está na sua cozinha, o cloreto de sódio.Fonte:  Getty Images

De acordo com os pesquisadores, o cloreto de sódio encontrado nas amostras pode ser oriundo da presença e evaporação de água ao longo da vida do asteroide.

Preocupados com uma possível contaminação da amostra, os astrônomos realizaram diversos testes para ter certeza de que o material era confiável. As amostras se comprovaram íntegras.

Esses asteroides estão em regiões mais próximas ao nosso planeta, e são os mais abundantes, sendo que aproximadamente 87% dos meteoritos que atingem a Terra são formados por materiais similares ao de Itokawa.

Asteroides do tipo C são mais comuns e próximos da Terra, o que pode reforçar a teoria.Asteroides do tipo C são mais comuns e próximos da Terra, o que pode reforçar a teoria.Fonte:  Getty Images

Entretanto mesmo em quantidade, poucas amostras desse tipo de asteroide possuíam minerais hidratados ou sinais da presença de água. Por isso, Itokawa se mostrou tão interessante, e abre portas para a investigação de outros asteroides de classe C.

Para a equipe, esse é mais um ponto a favor da teoria de que cometas e asteroides possam ter atingido a Terra, trazendo moléculas de água e enriquecendo nossa atmosfera.

Com essa nova perspectiva, os pesquisadores continuarão as pesquisas incluindo novo olhar sobre os asteroides C.