Imagem de: Oxigênio pode ser a chave para civilizações alienígenas de alta tecnologia, diz estudo
Imagem: Getty Images

De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature Astronomy, os cientistas deveriam buscar por sinais de vida alienígena em planetas que ofereçam uma atmosfera abundante em oxigênio. Além de ser um elemento muito importante para proporcionar a vida como conhecemos, o oxigênio também pode ser um marcador importante para sociedades altamente tecnológicas.

Em uma parceria entre pesquisadores dos Estados Unidos e Europa, os cientistas afirmam que existem algumas conexões que sugerem que o oxigênio atmosférico também é muito importante para permitir tecnologia em uma suposta civilização extraterrestre. Assim como é necessário para a respiração, o oxigênio pode é extremamente fundamental para permitir a combustão; o fogo é considerado um registro de uma civilização tecnológica.

Segundo os cientistas do estudo, um planeta sem oxigênio limitaria a tecnologia de uma vida inteligente alienígena com altas capacidades tecnológicas.Segundo os cientistas do estudo, um planeta sem oxigênio limitaria a tecnologia de uma vida inteligente alienígena com altas capacidades tecnológicas.Fonte:  Getty Images

O fogo seria necessário para que essas civilizações emitissem tecnoassinaturas, ou seja, sinais de uma tecnologia criada por vida inteligente. Por exemplo, na Terra, utilizamos o fogo para cozinhar, forjar metais, fabricar materiais e até queimar combustíveis para enviar grandes foguetes ao espaço.

"Você pode conseguir biologia — você pode até conseguir criaturas inteligentes — em um mundo que não tem oxigênio. Mas sem uma fonte de fogo pronta, você nunca desenvolverá tecnologia superior porque a tecnologia superior requer combustível e derretimento", disse um dos autores do estudo e professor de física e astronomia, Adam Frank, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos.

Tecnologia e fogo

Segundo os pesquisadores explicam, seria necessário que um planeta fornecesse uma atmosfera com, no mínimo, 18% de oxigênio para permitir o uso controlado do fogo — há dois bilhões de anos, a Terra oferecia uma atmosfera com apenas 10% de oxigênio. Não é à toa que foi depois do fogo que surgiram áreas como a metalurgia, as indústrias baseadas em carvão e diversos outros setores responsáveis por diferentes tecnologias.

Desta forma, os pesquisadores do artigo sugerem que a melhor maneira de buscar por vida inteligente fora da Terra é a partir de planetas com atmosfera rica em oxigênio. Para eles, até é possível que um planeta sem oxigênio ofereça algum tipo de vida inteligente, contudo, essa civilização não seria altamente tecnológica sem a descoberta do fogo.

"As implicações da descoberta de vida inteligente e tecnológica noutro planeta seriam enormes. Portanto, precisamos ser extremamente cautelosos na interpretação de possíveis detecções. Nosso estudo sugere que devemos ser céticos em relação às potenciais assinaturas tecnológicas de um planeta com oxigênio atmosférico insuficiente", disse outro autor e professor associado de astronomia e astrofísica, Amedeo Balbi, da Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todos os estudos sobre vida extraterrestre aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir como a NASA encontrou 17 exoplanetas com oceanos habitáveis e gêiseres.