Galáxia sem nenhuma estrela foi descoberta por astrônomos

Imagem de: Galáxia sem nenhuma estrela foi descoberta por astrônomos
Imagem: Karen O'Neil

Durante a 243ª reunião anual da Sociedade Astronômica Americana, cientistas apresentaram uma galáxia recém descoberta que, aparentemente, não apresenta nenhuma estrela nas suas redondezas. Nomeada de J0613+52, os cientistas encontram o objeto cósmico ao analisar gás de hidrogênio em regiões espaciais que apresentam galáxias com baixo brilho superficial (LSB), conhecidas por não apresentarem muito brilho.

Os cientistas acreditam que estão, talvez, apresentando a descoberta da primeira galáxia composta a partir do gás que se formou logo após o Big Bang. Eles explicam que se a Via Láctea ou Andrômeda não tivessem nenhuma estrela ao seu redor, provavelmente, seriam observadas com características semelhantes às de J0613+52.

Apesar de a descoberta, os cientistas apontam que ainda há muito mais perguntas do que respostas sobre a galáxia J0613+52.Apesar de a descoberta, os cientistas apontam que ainda há muito mais perguntas do que respostas sobre a galáxia J0613+52.Fonte:  Karen O'Neil

Conforme foi explicado no anúncio, a galáxia é formada apenas por uma nuvem de gás comumente encontrada em outras regiões normais do espaço, contudo, sem nenhuma estrela — a descoberta aconteceu durante as análises de LSBs. Além do Green Bank Telescope, do Observatório Green Bank, os cientistas utilizaram dados coletados pelos radiotelescópios Nançay e Arecibo.

“O GBT foi acidentalmente apontado para as coordenadas erradas e encontrou este objeto. É uma galáxia feita apenas de gás — não tem estrelas visíveis. Podem existir estrelas, mas não as conseguimos ver. O objetivo era determinar o gás e as massas dinâmicas destas galáxias ultradifusas. Para fazer isso, observamos a partir de vários instrumentos, e muitos deles mais do que uma vez”, disse a cientista sênior do Observatório do Green Bank, Karen O’Neil.

Galáxia solitária

O hidrogênio detectado em J0613+52 apresenta características semelhantes a de uma galáxia espiral, contudo, os dados de rádio dos telescópios não apresentaram nenhum tipo de informação emitida comumente por estrelas. O objeto solitário foi encontrado por acaso, quando um dos cientistas cometeu um erro de digitação das coordenadas no radiotelescópio Green Bank.

Se confirmada, pode ser a primeira vez que os cientistas tenham encontrado uma galáxia próxima formada por gás primordial.Se confirmada, pode ser a primeira vez que os cientistas tenham encontrado uma galáxia próxima formada por gás primordial.Fonte:  Karen O'Neil / Green Bank Observatory

Como não há nenhum sinal de estrelas, isso também quer dizer que a galáxia não deve ter passado por nenhum tipo de interação gravitacional. Trata-se de um objeto completamente diferente do que os cientistas já encontraram, por isso, precisam estudá-lo profundamente na tentativa de confirmar as recentes observações.

"[O objeto] não demonstra a formação de estrelas como esperávamos, provavelmente porque o seu gás é muito difuso. Ao mesmo tempo, está muito longe de outras galáxias para que, possam ajudar a desencadear a formação de estrelas com qualquer encontro. J0613+52 parece não ser perturbado e subdesenvolvida. Esta pode ser a nossa primeira descoberta de uma galáxia próxima composta de gás primordial" acrescenta O’Neil.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais notícias sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como astrônomos descobriram uma galáxia rara 'embrulhada' com fita cósmica.