Astrônomos estudam o nascimento das primeiras galáxias

Imagem de: Astrônomos estudam o nascimento das primeiras galáxias
Imagem: Getty Images

Cientistas aproveitaram as capacidades do Telescópio James Webb (JWST) para mergulhar na era do universo, caracterizada pelo surgimento de suas galáxias iniciais, que se surgiram logo depois do Big Bang. As pesquisas acadêmicas revelaram novas percepções sobre a presença de elementos pesados durante as fases iniciais da evolução do universo.

"A evolução das galáxias em todo o universo parece estar ligada a uma relação direta entre as suas formações estelares e a síntese de elementos pesados", revela o anúncio oficial da Universidade de Copenhagen.

A nova pesquisa revela que essa relação parece não existir nas galáxias primitivas. Isso indica que essas galáxias estavam em seu estágio inicial de evolução, sem recursos estelares suficientes para produzir quantidades significativas de elementos pesados.

As etapas de fusão nuclear são responsáveis pela síntese e geração elementar nos núcleos estelares. Após o Big Bang, o hidrogênio e o hélio se tornaram os únicos elementos mais leves, deixando apenas restos de outros elementos no início do universo.

A grande galáxia em primeiro plano chama-se LEDA 2046648.A grande galáxia em primeiro plano chama-se LEDA 2046648.Fonte:  ESA/Webb, NASA e CSA, A. Martel

Os milhões de anos seguintes testemunharam a formação de estrelas gigantescas a partir de gases arcaicos, que passaram por uma longa evolução estelar. Nessas estrelas, a fusão nuclear iniciou a transformação de elementos mais leves em elementos mais densos.

A conclusão dos ciclos de vida das estrelas gigantescas resultou em explosões de supernovas, espalhando elementos pesados e contribuindo para a criação de uma nova geração estelar dentro das galáxias, agora rica em elementos mais densos.

Dessa forma, elementos mais densos, como carbono, oxigênio e ferro, tiveram suas origens em estrelas em períodos posteriores. Na época, os cientistas chegaram à conclusão de que há uma prevalência de elementos mais leves no universo primitivo, mas a confirmação permaneceu um desafio considerável até a criação do Telescópio James Webb.

Ele foi criado para investigar o universo em comprimentos de onda infravermelhos, aprimorando sua habilidade de explorar mais a fundo os domínios espacial e temporal.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado para investigar o universo.O Telescópio Espacial James Webb foi lançado para investigar o universo.Fonte:  Getty Images

“Investigar a formação de galáxias iniciais no universo primitivo tem sido um desafio devido à falta de instrumentos adequados. A implantação do James Webb revolucionou isto, permitindo insights sem precedentes”, afirmou Kasper Elm Heintz, pioneiro do estudo e professor assistente no Cosmic Dawn Center.

“Examinar a luminosidade que emana de 16 das galáxias primárias revelou uma deficiência notável em elementos pesados, considerando as suas massas estelares e a frequência dos nascimentos estelares”, disse Kasper Elm Heintz.

Os cientistas descobriram que algumas galáxias importantes tinham uma deficiência em elementos pesados em comparação com outras galáxias mais novas. Dessa forma, esta revelação desafia as crenças convencionais de que as galáxias mantêm um equilíbrio consistente.

Mantenha-se atualizado sobre as últimas descobertas do Telescópio Espacial James Webb aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para ver também, ponto de interrogação gigante aparece em imagem do Telescópio James Webb.