Diamantes ancestrais podem mudar perspectiva sobre a evolução da Terra

Imagem de: Diamantes ancestrais podem mudar perspectiva sobre a evolução da Terra
Imagem: Getty Images

Muitas informações sobre a Terra nos princípios de sua história ainda são um grande mistério. Afinal, fica muito difícil compreender eventos antes da formação das civilizações humanas e do advento da linguagem. Porém a resposta para muitas questões pode estar nas pedras e minerais presentes no nosso planeta. Um deles, mais especificamente, está mudando a perspectiva da história: o diamante.

Mas não são diamantes comuns. Esses minerais ancestrais, originados entre 400 e 650 milhões de anos atrás no antigo supercontinente de Gondwana, foram encontrados em minas muito profundas do Brasil e da Guiné, e podem trazer respostas sobre a Terra nesse período.

Diamantes encontrados no Brasil e em Guiné podem responder alguns mistérios sobre a formação da Terra. Diamantes antigos da época do supercontinente Gondwana.Fonte:  Wits University

“Os diamantes superprofundos são extremamente raros, e agora sabemos que podem nos dizer muito sobre todo o processo de formação dos continentes”, disse a Dra. Karen Smit, da Wits School of Geosciences, uma das responsáveis pelo estudo publicado na revista científica Nature.

“Precisamos deste tipo de investigação para compreender como os continentes evoluem e se movem. Sem continentes não haveria vida. Esta investigação nos dá uma ideia de como os continentes se formam, como a vida evoluiu e o que torna o nosso planeta, a Terra, diferente de outros planetas”, concluiu Smit.

Movimento dos continentes pela história

Pode não parecer, mas o planeta Terra nem sempre teve a mesma formação de oceanos e continentes que conhecemos hoje. As placas tectônicas são diretamente responsáveis pela formação e destruição das grandes massas de terra, em um movimento que continua até os dias de hoje.

A primeira formação confirmada de um continente após o resfriamento da Terra aconteceu há cerca de 3 bilhões de anos. Esse pedaço de terra foi formado por partes do que conhecemos hoje como Austrália, África e Índia.

Além de muito valiosos, diamantes podem contar a história da Terra. Além de muito valiosos, diamantes podem contar a história da Terra. Fonte:  Getty Images

Depois de diversas outras formações, destruições, eras do gelo e muitos outros fenômenos que duraram bilhões de anos, uma grande massa de terra se juntou no planeta há cerca de 230 milhões de anos, e ficou conhecida como Pangeia.

Nesse supercontinente, a Terra ganhou parte da forma dos dias atuais e presenciou o surgimento de várias espécies que conhecemos até hoje. Foi na separação de Pangeia que o Oceano Atlântico foi formado, dividindo o planeta em dois supercontinentes: Laurásia (América do Norte, Europa e parte da Ásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida).

Mais tarde, cerca de 120 milhões de anos antes dos tempos atuais, houve a separação de Gondwana, que culminou no continente africano e sul-americano, além de movimentar a Índia em direção à Ásia.

A descoberta de diamantes que datam os antigos supercontinentes é tratado como crucial para compreender esse período da história. O fato deles serem encontrados na América do Sul e na África ajuda os cientistas a seguir no caminho da confirmação da existência de Gondwana que, apesar de já demonstrar evidências, ainda é tratado como uma hipótese pelos pesquisadores.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais descobertas sobre a evolução da Terra aqui no TecMundo e aproveite para conhecer os os planetas com chuvas de rubis, safiras e diamantes.