Diamantes chegam à superfície da Terra em erupções vulcânicas, diz estudo

Imagem de: Diamantes chegam à superfície da Terra em erupções vulcânicas, diz estudo
Imagem: Getty Images

Em um estudo publicado na revista científica Nature Geoscience no começo de maio (2023), pesquisadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, descrevem como diamantes são formados no magma no interior da Terra. Os diamantes são trazidos para a superfície por meio da rocha kimberlito durante erupções vulcânicas.

Nos anos 1970, os cientistas já discutiam que as plumas vulcânicas poderiam ter se originado entre o manto e o núcleo da Terrapluma vulcânica é uma coluna de cinzas emitida durante a erupção explosiva de um vulcão. Em 1980, um estudo revelou que o kimberlito podia estar ligado as plumas no manto da Terra. Em 2010, pesquisadores afirmaram que as erupções de kimberlito podiam ser explicadas através das plumas, contudo, descreviam que elas subiam por duas bolhas profundas e quentes na África e Oceano Pacífico.

Conforme os autores do novo estudo explicam, eles já sabiam que essas bolhas são móveis, contudo, não sabiam como a atividade do manto da Terra impulsionava as erupções de kimberlitos. Mais especificamente, eles não sabiam como o calor se movia das profundezas da Terra até os kimberlitos.

O modelo de estudo criado pelos cientistas mostra erupções na África, Brasil, Rússia, Estados Unidos e Canadá.O modelo de estudo criado pelos cientistas mostra erupções na África, Brasil, Rússia, Estados Unidos e Canadá.Fonte:  Universidade de Wollongong

Durante o estudo, os cientistas descobriram que a maioria dos diamantes é formada no magma abaixo da crosta da Terra, e são trazidos para a superfície por meio de pilares de calor que causam erupções vulcânicas de kimberlitos. Então, as erupções formam 'tubos' profundos que carregam os diamantes para fora; inclusive, ocorreram centenas dessas erupções nos últimos 200 milhões de anos, principalmente no Canadá (178 erupções), África do Sul (158), Angola (71) e Brasil (70).

Kimberlitos e diamantes

Os geólogos utilizaram supercomputadores para criar modelos geodinâmicos tridimensionais do manto da Terra. Assim, eles conseguiram fazer uma representação dos movimentos dos continentes e do manto nos últimos bilhões de anos.

Dessa forma, os pesquisadores descobriram que um fenômeno chamado de 'pilares de calor' conectam as profundezas da Terra à superfície. Esses pilares esquentam os kimberlitos e causam as erupções vulcânicas, trazendo os diamantes para a parte externa do nosso planeta.

A ilustração mostra como os pilares de calor esquentam os kimberlitos.A ilustração mostra como os pilares de calor esquentam os kimberlitos.Fonte:  Universidade de Wollongong

“Calculamos os movimentos de calor ascendentes do núcleo e descobrimos que amplas ressurgências do manto, ou 'pilares de calor', conectam a Terra muito profunda à superfície. Nossa modelagem mostra que esses pilares fornecem calor sob os kimberlitos e explicam a maioria das erupções de kimberlito nos últimos 200 milhões de anos”, os pesquisadores relatam em comunicado oficial da Universidade de Wollongong.

Os cientistas também explicam que as plumas sobem muito mais rápido e carregam materiais densos por meio do manto da Terra, então, isso pode explicar as diferenças de elementos químicos encontrados nos kimberlitos de diferentes continentes.