Nova Lei da Natureza é descoberta por cientistas

Imagem de: Nova Lei da Natureza é descoberta por cientistas
Imagem: Getty Images

Um artigo recente revelou uma descoberta inédita que apresenta uma perspectiva fascinante sobre a evolução de sistemas naturais complexos. Cientistas estão se referindo à descoberta como "uma lei que faltava na natureza".

De autoria de um grupo de cientistas renomados da Carnegie Institution for Science, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), da Universidade Cornell e de filósofos da Universidade do Colorado, a nova lei desafia nossa compreensão da evolução e da complexidade do universo.

A lei recentemente descoberta afirma que sistemas naturais complexos, que incluem tudo, desde planetas e estrelas até átomos, minerais e muito mais, tendem a evoluir para estados de maior padronização, diversidade e complexidade.

Conforme a Terra foi se formando, mudanças fundamentais aconteceram proporcionando os elementos necessários para a nossa evolução.Conforme a Terra foi se formando, mudanças fundamentais aconteceram proporcionando os elementos necessários para a nossa evolução.Fonte:  Dr. Robert Lavinsky/ EurekAlert

A Nova Lei da Natureza

Denominada "Lei de Aumento da Informação Funcional", ela postula que os sistemas evoluirão quando várias configurações forem selecionadas para uma ou mais funções. Ela destaca três funções fundamentais que impulsionam a evolução:

• Estabilidade: arranjos estáveis de átomos ou moléculas são escolhidos para persistir, fornecendo uma base sólida para a evolução futura;
  • Sistemas dinâmicos: sistemas com fornecimento contínuo de energia também continuam a evoluir, contribuindo para a complexidade do mundo natural;
  • Novidade: talvez o aspecto mais fascinante da lei, sendo a tendência dos sistemas em evolução de explorar novas configurações, muitas vezes resultando em novos comportamentos ou características surpreendentes.

A evolução não é algo exclusivo da Terra. Ocorre também em outros sistemas complexos como nosso sistema solar, estrelas, átomos e minerais.A evolução não é algo exclusivo da Terra. Ocorre também em outros sistemas complexos como nosso sistema solar, estrelas, átomos e minerais.Fonte:  Getty Images

Robert M. Hazen, da Carnegie Science, destacou que a teoria da seleção natural não se limita à biologia, mas é um fenômeno universal. Aplica-se a estrelas, átomos, minerais e outros sistemas complexos, onde diferentes configurações sofrem pressões seletivas.

A própria Terra é um exemplo claro da velocidade implacável da evolução. Durante 4,5 mil milhões de anos, muitos minerais diferentes foram transformados, como resultado de muitos processos físicos, químicos e biológicos.

As estrelas exemplificam esse fenômeno no cosmos. As primeiras estrelas foram formadas pelo hidrogênio e pelo hélio, que originaram 20 elementos químicos mais pesados. As estrelas se transformaram em mais de uma centena de coisas diferentes, mostrando como os corpos celestes evoluíram.

Esta pesquisa inovadora abre novos horizontes na nossa compreensão da evolução. Ela fornece insights sobre os vários graus de evolução que os sistemas podem alcançar, como eles podem ser influenciados artificialmente e as forças geradoras que moldam fenômenos complexos no universo. Além disso, levanta questões intrigantes sobre o processamento de informações distintas da vida.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos que também gostam desses assuntos! Aproveite também para saber como o fóssil de macaco que viveu na Europa pode mudar história da evolução.