Grande novidade sobre ondas gravitacionais será anunciada nesta quinta (29)

2 min de leitura
Imagem de: Grande novidade sobre ondas gravitacionais será anunciada nesta quinta (29)
Imagem: GettyImages

Na última semana, o observatório North American Nanohertz Observatory for Gravitational Waves (NANOGrav) revelou que realizará um evento nesta próxima quinta-feira (29), onde anunciará novidades sobre o desenvolvimento na área de ondas gravitacionais. Em uma transmissão ao vivo, serão divulgadas informações sobre pesquisas conduzidas por um time internacional de pesquisadores.

NANOGrav já faz investigações na área há mais de 15 anos, utilizando radiotelescópios para cronometrar uma série de pulsares ultraprecisos e procurar por atrasos causados por ondas gravitacionais — este tipo de onda pode ser produzida por pares orbitais de buracos negros supermassivos em qualquer lugar do universo.

Durante a transmissão ao vivo, a equipe de cientistas planeja anunciar "algumas grandes novidades sobre a busca do NANOGrav por sinais ondas gravitacionais de baixa frequência". O link do evento ainda não foi disponibilizado, mas a equipe já confirmou o dia e horário: a live será exibida no dia 29 de junho de 2023, às 14h (horário de Brasília).

“A detecção de um fundo estocástico de radiação gravitacional pode fornecer uma riqueza de informações sobre populações de fontes astrofísicas e processos no Universo primitivo, que não são acessíveis por nenhum outro meio. Por exemplo, a radiação eletromagnética não fornece uma imagem do Universo antes do tempo da última dispersão (cerca de 400.000 anos após o Big Bang). As ondas gravitacionais, no entanto, podem nos fornecer informações desde o início, apenas entre 10 e 32 segundos após o Big Bang”, disse a física teórica da Universidade Nacional da Austrália e do ARC Center, Susan Scott.

As pesquisas que serão anunciadas foram realizadas pelo International Pulsar Timing Array, um consórcio internacional de detectores de ondas gravitacionais, incluindo o NANOGrav (Estados Unidos); o European Pulsar Timing Array (Europa); o Pulsar Timing Array (Índia); e o Parkes Pulsar Timing Array (Austrália).

A primeira detecção de ondas gravitacionais ocorreu em 2015.A primeira detecção de ondas gravitacionais ocorreu em 2015.Fonte:  GettyImages 

Os cientistas afirmam que a descoberta de 'ondas gravitacionais de fundo' representa uma descoberta tão importante quanto a descoberta da Radiação Cósmica de Fundo (RCF). A partir novas evidências na área, os cientistas acreditam que poderão explorar os mistérios da evolução do universo com um maior nível de compreensão.

Por que as ondas gravitacionais são importantes?

A primeira detecção de ondas gravitacionais ocorreu em 2015, pelo observatório Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO). A detecção foi responsável por confirmar, pela primeira vez, que a existência de buracos negros é real e que a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, estava correta.

A detecção de ondas gravitacionais de fundo pode auxiliar no entendimento de diversas questões importantes, como o comportamento dos buracos negros, a expansão do universo, as flutuações quânticas observadas na Radiação Cósmica de Fundo, e o Big Bang.

Embora os cientistas tenham detectado dados sugerindo ondas gravitacionais de fundo em matrizes de temporização de pulsares, não há dados suficientes para confirmar a informação. Por isso, o novo anúncio pode ser tão importante para a ciência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.