Missão da NASA estuda explosão de raios gama mais poderosa do Universo

Imagem de: Missão da NASA estuda explosão de raios gama mais poderosa do Universo
Imagem: GettyImages

A explosão de raios gama mais brilhante já observada, que sobrecarregou os instrumentos científicos com seu brilho, tornou-se ainda mais interessante.

Apelidada de GRB 221009, a explosão, inicialmente detectada em outubro de 2022, superou todas as explosões cósmicas anteriores em uma magnitude impressionante. O evento ganhou o apelido de BOAT, abreviação de "Brightest of All Time".

Os cientistas têm investigado os fatores que contribuíram para a luminosidade excepcional dessa explosão de raios gama e podem ter feito uma descoberta. Eles determinaram que a explosão expeliu um jato com uma estrutura sem precedentes, arrastando uma quantidade substancial de material estelar junto dele.

Explosões de raios gama (GRBs) são explosões extraordinariamente poderosas, liberando mais energia em questão de segundos do que nosso sol emite durante toda a sua vida útil. Elas ocorrem durante a formação de buracos negros, quando uma estrela supermassiva colapsa, liberando intensos jatos de matéria que podem ser observados a milhões de anos-luz de distância.

Devido à sua incrível luminosidade, essas rajadas oferecem aos cientistas um vislumbre dos estágios iniciais da formação estelar e da natureza evolutiva do universo.

Ao examinar essas explosões de raios gama em redshifts extremamente altos, os cientistas podem aprender sobre a formação inicial de estrelas, o ambiente circundante, a presença de diferentes elementos durante aquela era e a progressão da formação estelar ao longo da história cósmica.

A observação direta de rajadas de raios gama não é possível. Eles são detectados quando expelidos pelo jato de gás quente expelido durante as explosões. É normal que o brilho residual desapareça rapidamente, mas o do BOAT permaneceu por um longo período, deixando os pesquisadores curiosos. Uma análise recente publicada na revista científica Science Advances ofereceu uma explicação para esse fenômeno.

Os cientistas acreditavam anteriormente que esses jatos tinham uma forma consistente semelhante a uma casquinha de sorvete, caracterizada por compacidade e direcionalidade à medida que se propagavam pelo universo, com o brilho residual atrás da borda principal.

No entanto, a nova análise sugere que o jato do BOAT exibia uma estrutura mais desorganizada, espalhando-se a partir de um núcleo central com laterais mais largas e inclinadas.

Acreditou-se que, ao ser expelido, o jato interagiu com o material estelar, interrompendo seu fluxo. Essa mistura do jato com o ambiente circundante alterou sua estrutura e produção de energia.

A análise indica que as explosões mais extremas desafiam a física padrão que rege as explosões típicas de raios gama.