Um evento astronômico raro que irá ocorrer na próxima sexta-feira é algo que não poderá ser visto no céu: a chamada Lua Negra. Além de ser uma lua nova — fase em que a Lua não é visível porque está voltada para a Terra com seu lado apagado — a do dia 19 de maio é a terceira de quatro luas novas em uma temporada astronômica.
O que torna essa lua um fenômeno raro é ela ser uma lua extra, como a famosa Lua Azul. Isso acontece porque os ritmos celestiais não são perfeitamente alinhados. Como a Lua gira em torno da Terra 12,27 vezes por ano, seria correto dizer que todos os meses temos uma lua cheia e uma lua nova.
Só que, na prática, essa fração faz com que tenhamos algumas luas extras, chamadas de Negras e Azuis (termos não astronômicos). Essas fases excedentes ocorrem em média a cada dois ou três anos. No caso da Lua Negra, há sete luas novas extras dentro das 235 luas novas que ocorrem em quase exatamente 19 anos, período conhecido como Ciclo Metônico.
O que é exatamente uma Lua Negra?
O termo Lua Negra nasceu em círculos wiccanos, religião moderna baseada em práticas pagãs.Fonte: Getty Images
Assim como o termo "Lua Azul", "Lua Negra" não é um termo unificado e nem usado na Astronomia, mas surgiu de alguns conceitos religiosos e astrológicos na última década. É também referida como uma versão "espelhada" da Lua Azul no tradicional Farmer's Almanac, publicação que existe nos Estados Unidos desde o século XVIII, e auxilia os agricultores a planejar suas atividades de acordo com as fases da Lua e os ciclos solares.
Como não se trata de um termo científico, "Lua Negra" pode assumir diversos significados. Veja abaixo os mais comumente utilizados:
- Uma primeira definição conceitua Lua Negra como a segunda lua nova em um mês civil;
- a segunda definição, vista no Almanaque do Fazendeiro, é que Lua Negra é a terceira de quatro luas novas em uma estação do ano;
- a expressão também é usada quando não há lua nova em um determinado mês, o que só pode ocorrer em fevereiro, por ser este mais curto que um mês lunar.
É importante destacar que, em qualquer um dos episódios lunares, o satélite da Terra não muda de cor, mas apenas reflete, ou deixa de refletir, a luz solar. Embora a Lua Negra não seja, obviamente, um fenômeno a ser observado, ela oferece boas oportunidades — pela ausência de luz brilhante – para observar os últimos meteoros Eta Aquarids que estão atingindo nosso planeta neste mês.
Fontes
Categorias