NASA revela astronautas da próxima missão que irá à Lua

1 min de leitura
Imagem de: NASA revela astronautas da próxima missão que irá à Lua
Imagem: NASA

A NASA (agência espacial dos Estados Unidos) e a Agência Espacial Canadense (CSA) anunciaram, na manhã desta segunda-feira (3), os nomes dos astronautas que irão fazer um sobrevoo lunar durante dez dias. Será a primeira vez, em mais de 50 anos, que humanos voltam às proximidades do nosso satélite natural, desta vez a bordo da missão Artemis II.

No evento realizado na base aérea de Ellington Field, perto do Centro Espacial Johnson, em Houston nos EUA, os quatro tripulantes anunciados foram: Comandante Reid Wiseman, Piloto Victor Glover e Especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch, da NASA; e o Especialista de Missão 2 Jeremy Hansen, da CSA.

Da mesma forma que a Artemis I, concluída com sucesso em dezembro, a Artemis II será impulsionada pelo poderoso foguete Space Launch System (SLS). Entre os testes realizados, serão avaliados os sistemas de suporte à vida da espaçonave Orion e validadas as capacidades técnicas esperadas da tripulação para futuras missões no espaço profundo.

Quem são os primeiros astronautas da Geração Artemis?

A agência espacial divulgou um vídeo para apresentar os quatro astronautas selecionados. Veja abaixo.

Altamente qualificados, os primeiros participantes da missão Artemis não são astronautas de primeira viagem. O Comandante Wiseman, por exemplo, já atuou como engenheiro de voo da Estação Espacial Internacional (ISS) na Expedição 41, de maio a novembro de 2014. O astronauta tem registrados mais de 165 dias no espaço, sendo 13 horas como líder de caminhada espacial.

A Artemis II será o segundo voo espacial de Victor Glover, que também foi piloto na missão SpaceX Crew-1 da NASA que pousou em 2 de maio de 2021, após 168 dias como engenheiro de voo a bordo da ISS na Expedição 64. Já a Especialista Koch – que serviu também como engenheira de voo a bordo da ISS nas expedições 59, 60 e 71 – é detentora do recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, com 328 dias no espaço.  

Ao lado das "feras" americanas, Hansen é novato em voos espaciais e o primeiro canadense a voar até as proximidades da Lua. Selecionado ainda recruta pela CSA em maio de 2009, na terceira Campanha de Recrutamento de Astronautas Canadenses, Hansen serviu no Centro de Controle de Missão da NASA no Centro Johnson em 2017, como CAPCOM, o elemento de comunicação com os astronautas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.