5 profissões que irão atuar com o hidrogênio verde

3 min de leitura
Imagem de: 5 profissões que irão atuar com o hidrogênio verde
Imagem: Getty Images

Uma nova abordagem que busca incentivar a produção e o consumo de bens e serviços que gerem menos impacto ambiental já está sendo amplamente considerada e impactando o mercado de trabalho.

O estudo "Mercado de hidrogênio verde e power to X: demanda por capacitações profissionais", realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com o projeto H2Brasil, mapeou algumas das profissões necessárias para atuar na indústria de H2V no Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mais de 200 pessoas do setor foram entrevistadas e responderam questionários para que pudesse ser realizado o estudo sobre a demanda de profissionais. O levantamento considerou todos os aspectos relacionados à produção, distribuição, armazenamento e uso do H2V em setores energéticos, industriais e de transporte.

O hidrogênio é uma das alternativas mais promissoras para a transição energética, permitindo a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia. O hidrogênio é uma das alternativas mais promissoras para a transição energética, permitindo a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia. Fonte:  Getty Images 

A cadeia de hidrogênio verde no Brasil

O H2V é uma tecnologia que permite a produção de hidrogênio verde a partir da eletrólise da água, utilizando energia renovável. O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa, já que sua produção não emite gases de efeito estufa, e pode ser utilizado em diversas aplicações, como no setor de transportes, na geração de energia elétrica e em processos industriais.

Essa tecnologia é baseada na utilização de eletricidade gerada por fontes renováveis, como a energia solar e eólica, para produzir hidrogênio por meio da eletrólise da água. Esse processo consiste em separar as moléculas de água (H2O) em hidrogênio (H2) e oxigênio (O2), utilizando eletricidade como fonte de energia.

O estudo identificou as profissões que estarão aptos para trabalhar com esta tecnologia no Brasil. Ele é importante, pois identifica e valida as demandas de profissionais do setor no país. Segundo Markus Francke, diretor do projeto H2Brasil, ele é baseado em experiências internacionais e pode ser utilizado para fomentar o desenvolvimento da indústria do hidrogênio no país.

A produção de hidrogênio verde por meio da tecnologia H2V tem ganhado destaque nos últimos anos. A produção de hidrogênio verde por meio da tecnologia H2V tem ganhado destaque nos últimos anos. Fonte:  Getty Images 

Em 2022, o SENAI elaborou alguns cursos de formação para profissionais que desejam trabalhar na área, com cinco cursos que dão nome as profissões que estarão em alta quando o hidrogênio verde se popularizar no Brasil. São elas:

  • Instalador de Sistemas de Eletrólise de Usinas de Produção de Hidrogênio Verde;
  • Mantenedor de Sistemas de Eletrólise de Usinas de Produção de Hidrogênio Verde;
  • Operador de Logística de Transporte de Gases;
  • Especialista Técnico em Operação de Usinas de Produção de Hidrogênio Verde;
  • Especialista em Sistemas de Hidrogênio Verde (Pós-graduação).

No segundo semestre de 2023, será lançada a primeira pós-graduação em Hidrogênio Verde e PtX da rede, pelo SENAI CIMATEC, na Bahia, juntamente com um centro de excelência localizado no Rio Grande do Norte e mais cinco laboratórios regionais (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Ceará) voltados para a educação profissional e superior nesse novo setor.

Além disso, outras profissões também poderão atuar na área, desde níveis de pós-graduação a técnicos como engenharia, mecatrônica, economia, direito, química, elétrica, informática, logística e outras.

“Teremos um primeiro movimento, de especialização de quem tem nível superior nas áreas que vão atuar com pesquisa, com o desenvolvimento da tecnologia e a regulação. O segundo movimento é para instalação e operação das plantas, que vai requerer profissionais de nível técnico. Não teremos um curso técnico de hidrogênio verde, mas uma especialização, para que uma pessoa formada em eletrotécnica, por exemplo, seja especializada na temática”, exemplifica o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado.

O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa.O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa.Fonte: Getty Images

O desenvolvimento da indústria de hidrogênio verde é uma oportunidade para o Brasil diversificar sua matriz energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a indústria pode gerar empregos qualificados e promover o desenvolvimento econômico do país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.