O que é o hidrogênio verde?

3 min de leitura
Imagem de: O que é o hidrogênio verde?
Imagem: Getty Images

No caminho da descarbonização do planeta, o hidrogênio verde pode ser o maior aliado da espécie humana. Com potencial energético três vezes maior do que a gasolina, esse combustível é capaz de mover carros e indústrias sem emitir uma molécula sequer de dióxido de carbono.

Mas para a promessa de um futuro mais limpo se concretizar, ainda é necessária muita pesquisa científica. E para isso, o Brasil começa a dar seus primeiros passos, apostando alto na biomassa e na energia solar.

Como o hidrogênio é usado?

O hidrogênio é um gás formado pelo elemento de mesmo nome. Assim como o GNV que usamos nos carros, ele pode ser queimado para mover motores ou gerar energia elétrica.

HidrogenioHidrogênio Verde é a promessa de redução de CO2 na atmosfera (Getty Images)

Thiago Lopes, professor e pesquisador da USP (Universidade de São Paulo), explica que a sua grande vantagem é que durante a queima não emite gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O problema, entretanto, é obtê-lo.

Se no uso não há emissão, durante a obtenção desse combustível a partir de gás natural ou carvão mineral, o método tradicional, pode haver liberação do poluente. Esse hidrogênio é classificado como cinza.

No mundo, 700 milhões de toneladas do combustível são queimadas por ano. Em um esforço para frear o aquecimento global, desenvolveram-se métodos para capturar os gases liberados durante a fabricação, dando origem ao termo hidrogênio azul, menos nocivo.

Mas as medidas ainda não são suficientes para promover a proteção integral do meio ambiente. A geração ainda está pautada pelo uso de combustíveis fósseis, que são limitados.

Por isso surgiram as buscas por novas formas de obter hidrogênio de fontes exclusivamente renováveis, classificadas como verdes.

HidrogênioA indústria tradicional gera hidrogênio a partir de fontes poluidoras (Getty Images)

O gás hidrogênio pode ser produzido basicamente de duas formas diferentes. A forma mais tradicional é a partir da conversão do metano através de uma reação química conhecida como reforma à vapor.

Também é possível produzir hidrogênio verde de fontes como a biomassa, considerada renovável. Uma outra vantagem do seu uso é que durante o cultivo, ela ajuda a sequestrar parte do carbono da atmosfera.

Essa é a aposta de Lopes. O pesquisador quer aproveitar a cana-de-açúcar brasileira, setor no qual o país é líder mundial. Segundo ele, esse vegetal é uma fonte completa de recursos capaz de substituir as reservas de combustíveis fósseis.

Com ela já é possível obter o etanol e o biodiesel, e, a partir do bagaço que sobra, energia elétrica. Agora o cientista está buscando formas de produzir também hidrogênio desse recurso estratégico para o país.

Lopes conta que no ano passado o governo brasileiro e investidores privados finalmente voltaram suas atenções para essa tecnologia. Lopes afirma que apostar naquilo que o país tem de mais forte é o melhor caminho para usar os novos recursos.

Como é produzido o hidrogênio verde?

Nos últimos anos, uma segunda forma de produção de hidrogênio tem chamado a atenção: as reações de eletrólise. Conhecidas há décadas pelos cientistas, foi só com os avanços tecnológicos recentes que começou a ser empregada de forma economicamente competitiva.

Utilizando eletrodos feitos de materiais nobres, como a platina, e com aplicação de uma corrente elétrica sobre a água, é possível obter o gás sem emitir carbono para a atmosfera.

HidrogenioImagem mostra carro conceito movido a hidrogênio (Getty Images)

Entretanto, uma das questões no uso desse método diz respeito à fonte de energia elétrica empregada, já que no mundo a queima de petróleo, gás natural e carvão ainda é muito usada para produzir eletricidade.

Francisco Feitosa, engenheiro eletricista e doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que o Brasil tem o que é preciso para superar essa contradição. Em primeiro lugar, a principal forma de geração de energia elétrica no país é através das hidrelétricas, que são consideradas fontes renováveis.

Mas, segundo o pesquisador, podemos ir além. O território nacional tem um grande potencial solar, por exemplo, que Feitosa está explorando nas suas pesquisas. Ele está desenvolvendo um modelo de estação para a geração de hidrogênio verde capaz de abastecer veículos adaptados.

O engenheiro explica que essas estações podem ser usadas ao longo de rodovias, gerando um corredor viário sustentável. Carros movidos a hidrogênio já existem nos Estados Unidos, Japão e Alemanha. E podem se tornar realidade no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.