Teoria do Caos: o que é e como impacta na ciência?

4 min de leitura
Imagem de: Teoria do Caos: o que é e como impacta na ciência?
Imagem: Unplash

A Teoria do Caos é um campo de estudo da matemática que, embora seja embasado em princípios simples, tem desdobramentos complexos para a ciência, alguns deles famosos, como os fractais ou o efeito borboleta.

Para chegarmos até suas últimas consequências, entretanto, é necessário entender as bases dessa teoria. Pensando nisso, entenda a seguir o que é a Teoria do Caos e saiba alguns dos seus impactos na pesquisa científica.

Fractais, como esse encontrado na natureza, são consequências diretas da teoria do caos (Fonte: Unplash/Martin Rancourt)Fractais, como esse encontrado na natureza, são consequências diretas da teoria do caos (Fonte: Unplash/Martin Rancourt)Fonte:  Unplash 

Afinal, o que é a Teoria do Caos?

Imagine que você quer fazer uma conta simples na calculadora, 30 multiplicado por 3, mas sem querer, você digita 31. O resultado que você obtêm, 93, ainda é bem próximo daquele que você queria, 90.

Mas se você continuar multiplicando o resultado por 3, esses dois resultados vão ficando cada vez mais distantes um do outro. Qualquer um pode fazer esse experimento em casa. Essa é a teoria do caos funcionando na prática.

O que os matemáticos afirmam é que uma pequena diferença na condição inicial - um erro de arredondamento numérico, por exemplo - não tem grandes consequências a curto prazo, mas levam a resultados divergentes tornando a previsão a longo prazo impossível, mesmo se não ocorrerem eventos aleatórios.

Quais são as implicações da Teoria do Caos na ciência?

Quando falamos de previsões a longo prazo, não podemos deixar em ciência. O conhecimento científico consiste na observação do mundo para encontrar leis capazes de predizer a forma nas quais qualquer evento acontece.

Um exemplo disso é a física clássica, ou newtoniana, aquela que aprendemos na escola. Por exemplo, se sabemos a velocidade de um carro, somos capazes calcular a distância que ele é capaz de percorrer em determinado tempo.

Bom, mais ou menos. Segundo a teoria do caos, pode haver um erro mínimo no valor da velocidade que, em tempos muito longos, afeta o resultado final calculado. É aí que a matemática começa a dar dor de cabeça para os físicos.

Qualquer objeto de estudo da ciência deve levar em conta os efeitos da teoria do caos (Fonte: Unplash/Greg Rakozy)Qualquer objeto de estudo da ciência deve levar em conta os efeitos da teoria do caos (Fonte: Unplash/Greg Rakozy)Fonte:  Unplash 

Esses problemas existem em diversos campos da ciência. Na meteorologia, por exemplo, existem tantos fatores que influenciam um clima que é impossível conhecer todos com exatidão.

A previsão de abalos sísmicos, do crescimento populacional ou da próxima crise financeira são outras áreas de estudo que poderiam dar respostas úteis para a humanidade, mas são comprometidas pelo caos.

Para lidar com tanta imprevisibilidade, os cientistas tiveram que encontrar uma ferramenta nova de cálculos e fizeram isso aceitando uma parcela cautelosa de aleatoriedade nas suas teorias. Esse método é amplamente utilizado, e até mesmo Einstein lançou mão dessa estratégia.

Conheça os desdobramentos da Teoria do Caos:

Fractais

Se na prática o caos faz com que tudo pareça caótico e imprevisível, a verdade não é bem assim. Matemáticos estão descobrindo que a própria desordem cria padrões ao longo do tempo.

Um sistema caótico segue uma trajetória até pontos determinados que são chamados de atratores e o conjunto desses destinos dentro de um sistema é o que conhecemos como fractais.

Esses objetos matemáticos são muito curiosos. O que mais chama a atenção neles é que podemos ver a figura inteira mesmo quando olhamos para apenas uma parte dela. Por isso, eles também são chamados de auto similares.

Efeito borboleta

Outra consequência direta da teoria do caos é o chamado Efeito borboleta. Esse fenômeno ficou famoso através dos livros de ficção científica de Ray Bradbury, "O Som do Trovão" e dos filmes de Eric Bress e J. Mackye Gruber.

Mas o meteorologista Edward Lorenz é aquele considerado o pai dessa ideia. Ele trabalhava, em 1961, em um modelo matemático capaz de fazer a previsão do tempo. Assim, coletou dados de temperatura, umidade, pressão e direção do tempo para sua pesquisa.

Quando subiu todas as informações no seu computador duas vezes seguidas, obteve resultados diferentes. Intrigado, continuou rodando o seu programa e para sua surpresa cada vez mais previsões novas surgiam na tela do aparelho.

No trabalho de Lorenz, a diferença apareceu porque, descuidadamente o cientista tinha arredondado os valores medidos. O que parecia insignificante. Mas no fim das contas, teve uma grande importância inesperada.

Esse acontecimento foi o que deu origem à famosa expressão, que afirma que o bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão no outro lado do mundo. Afinal, para Lorenz, era isso que essa situação demonstrava.

Muito se tem falado e pensado sobre a Teoria do Caos. No fundo, entretanto, o que ela nos revela são os limites do nosso próprio conhecimento. Lacunas que a ciência tem que encarar e pode vir a resolver, daqui a muitos anos. Ou não, nunca saberemos!

Gostou do conteúdo? Para mais matérias como essa, continue de olho aqui no TecMundo e mantenha-se atualizado sobre tecnologia e ciência!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.