Stephen Hawking: biografia, principais descobertas e obras

3 min de leitura
Imagem de:  Stephen Hawking: biografia, principais descobertas e obras
Imagem: Wikimedia Commons

Em 8 de janeiro de 1942 nascia em Oxford, na Inglaterra, o filho de uma secretária e um pesquisador. O casal não suspeitava na época que essa criança mudaria para sempre os rumos da humanidade.

Stephen Hawking foi o físico teórico inglês que desenvolveu a teoria da explosão de buracos negros e da singularidade do espaço-tempo, aproveitando seus estudos da teoria da relatividade e mecânica quântica.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre essa personalidade? Então, acompanhe a leitura!

Quem foi Stephen Hawking?

Stephen Hawking foi um físico britânico (Fonte: Wikimedia Commons/elhombredenegro)Stephen Hawking foi um físico britânico (Fonte: Wikimedia Commons/elhombredenegro)Fonte:  Wikimedia Commons 

Hawking entrou na universidade com 17 anos. Se formou em física em 1962 na University College de Oxford, e quatro anos depois terminou o seu doutorado na prestigiada Trinity Hall, da Universidade de Cambridge

Para alguns, pode parecer curioso que o primeiro ano de doutorado do físico tenha sido difícil. Primeiro, ele ficou desapontado por ser orientado pelo professor Dennis Sciama. O aluno tinha a ambição de trabalhar para o astrônomo Fred Hoyle, que era uma grande figura da época.

Além disso, o futuro gênio não dominava as ferramentas matemáticas necessárias para desenvolver os trabalhos de relatividade geral e cosmologia. Apesar disso, ele persistiu. Mas um golpe mais duro ainda estava por fim – a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O que causou a doença de Stephen Hawking?

Foi ainda no começo da década de 1960 que o físico desenvolveu Esclerose Lateral Amiotrófica. Essa doença, incurável e rara, provoca a degeneração progressiva do sistema nervoso, incapacitando o paciente aos poucos.

Quando recebeu, Hawking naturalmente entrou em depressão. Ele não via mais sentido em continuar os seus estudos. Mas a enfermidade progrediu mais lentamente do que os médicos esperavam e o apoio do seu orientador, o professor Sciama, foi fundamental para que ele voltasse ao trabalho.

Foi em 1964, durante uma palestra de Jayant Narlikar, aluno do prestigiado Fred Hoyle, que a reputação do jovem estudante começou a chamar atenção. Nessa ocasião, Stephen debateu em frente a uma plateia de acadêmicos com o astrônomo famoso. Corajoso!

O que Stephen Hawking fez de importante?

O físico trabalhou principalmente com pesquisas no campo de relatividade geral e na física de buracos negros. Ele defendeu que, após o Big Bang, teria ocorrido a formação de infinitos objetos de até um bilhão de toneladas de massa, mas que ocupariam apenas o espaço de um próton.

Em 1974, propôs que os buracos negros emitem particulas subatômicas até perderem toda a sua energia e então explodiriam. As teorias do pesquisador atraíram a atenção de outros astrônomos para esses corpos celestes, que se tornaram mais populares.

As muitas contribuições do gênio renderam a ele muitos prêmios e honrarias. Além disso, foi professor de física em Cambridge. Ao longo da sua vida escreveu livros que se tornaram best-sellers entre os entusiastas da astronomia: Uma Breve História do Tempo (1988) e O Universo em Uma Casca de Noz (2001).

Com sua genialidade, Hawking conquistou prestígio mundial e se tornou uma das figuras mais respeitadas do seu tempo (Fonte: NASA/Paul Alers)Com sua genialidade, Hawking conquistou prestígio mundial e se tornou uma das figuras mais respeitadas do seu tempo (Fonte: NASA/Paul Alers)Fonte:  Wikimedia Commons 

Apesar de sua genialidade, Hawking nem sempre esteve certo e soube reconhecer seus erros. Em particular, ele afirmava enfaticamente que o bóson de Higgs não existia e nunca poderia ser encontrado.

Quando a existência da partícula foi confirmada em 2012, entretanto, o cientista reconheceu que havia perdido o debate e ainda afirmou que Peter Higgs, seu rival, deveria ganhar o Prêmio Nobel de Física, que aconteceu de fato em 2013.

A sua vida também não foi isenta de polêmicas. Mesmo com o avanço da sua doença, o físico não se reconhecia como uma pessoa com deficiência. Por outro lado, ele e a esposa, Jane Wilde, lutaram por melhorar o acesso desse público à universidade.

Hawking ficou conhecido pelo seu bom humor (Fonte: Jim Campbell/Aero-News Network)Hawking ficou conhecido pelo seu bom humor (Fonte: Jim Campbell/Aero-News Network)Fonte:  Wikimedia Commons 

Hawking também ficou conhecido pelo seu bom humor e obstinação. Para usar a sua primeira cadeira de rodas, item que seria muito associado a ele no futuro, foi preciso muita persuasão.

Depois disso, usou diversos modelos. Nos anos 1990, quando perdeu a capacidade de usar as mãos para dirigir o equipamento, passou a usar as versões automáticas.

Aos poucos sua doença começou a afetar também sua fala. Em 1985, em decorrência de uma pneumonia, teve que ser submetido a uma traqueostomia e perdeu de vez a voz. No ano seguinte, recebeu o programa de computador "Equalizer", desenvolvido pelo CEO da Words Plus, Walter Woltosz, que possibilitou a sua comunicação.

Stephen Hawking morreu em casa, em Cambridge, em 14 de março de 2018. Nesse dia, a comunidade física do mundo inteiro perdia uma de suas maiores estrelas. Aos 76 anos, o físico fez sua passagem em paz, segundo a família, e deixou como legado uma revolução na ciência.

Gostou de saber um pouco mais sobre Stephen Hawking? Então, continue acompanhando o TecMundo para descobrir outras curiosidades sobre a vida de personalidades que mudaram o mundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.