Quais são os transtornos de processamento sensorial?

3 min de leitura
Imagem de: Quais são os transtornos de processamento sensorial?
Imagem: Pexels

O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) ainda é um tema desconhecido para muitas pessoas. Entretanto, é um assunto que ganhou muita relevância após a atriz e apresentadora Giovana Ewbank citar que seu filho, Bless, foi diagnosticado com a condição.

O Transtorno Sensorial acomete principalmente crianças, mas também pode ser identificada em adultos.O Transtorno Sensorial acomete principalmente crianças, mas também pode ser identificada em adultos.Fonte:  Getty Images 

Pensando nisso, vamos explicar o que é o transtorno sensorial e quais são os tipos mais comuns. Acompanhe a leitura!

O que é o Transtorno de Processamento Sensorial?

O TPS é uma condição na qual o cérebro tem problemas para receber e responder às informações que chegam através de sentidos. Ele não é um distúrbio específico, mas sim um termo abrangente para cobrir uma variedade de deficiências neurológicas.

As informações sensoriais incluem coisas que você ouve, vê, cheira, toca ou prova. A síndrome sensorial pode afetar todos esses sentidos — ou apenas um — fazendo com que a pessoa seja extremamente sensível a estímulos ou o contrário.

Crianças são mais propensas a ter TPS do que adultos, embora eles também possam apresentar sintomas — mesmo que muito provavelmente os sintomas já existissem desde a infância, só não tenham sido percebidos.

Sintomas da Síndrome Sensorial

Como já mencionado, o TPS afeta a capacidade do cérebro de processar informações recebidas por meio dos sentidos para gerar respostas adequadas, por isso, os sintomas podem variar conforme o espectro, mas alguns dos mais conhecidos incluem:

  • Hipersensibilidade às coisas em seus ambientes, como sons, roupas e até mesmo texturas de alimentos;
  • Hipossensibilidade, como tolerância extremamente alta à dor, não conseguir medir sua própria força;
  • Inquietude e não conseguir ficar muito tempo parado;
  • Pouco equilíbrio e tendência a cair com frequência;
  • Medo de toques surpresas;
  • Sentimentos frequentes de sobrecarga sensorial;
  • Comunicação e habilidades sociais atrasadas;
  • Padrões de sono ruins;
  • Dificuldade em se envolver com colegas e manter amizades;
  • Distrair-se facilmente, mostrando falta de atenção e concentração;
  • Habilidades imaturas de coordenação, equilíbrio e planejamento motor e/ou habilidades de caligrafia ruins.

Tipos de Transtorno de Processamento Sensorial

Como foi dito anteriormente, existem alguns subtipos relacionados ao TPS, que se classificam em:

Transtorno de Modulação Sensorial

Esse subtipo de transtorno sensorial é uma condição na qual estímulos não dolorosos são percebidos como anormalmente irritantes e desagradáveis.

Os indivíduos com Transtorno de Modulação Sensorial não conseguem regular suas respostas às entradas sensoriais.

Transtorno de Discriminação Sensorial

Pessoas com Transtorno de Discriminação Sensorial geralmente têm dificuldade em perceber informações. A discriminação é a capacidade do cérebro de reconhecer informações e desconsiderar as irrelevantes. Esse subtipo de síndrome sensorial significa que o cérebro às vezes confunde estímulos ambientais.

Existe discriminação com todos os oito sentidos, como tátil, gustativo, oral, olfativo, auditivo, visual, vestibular e proprioceptivo.

Esse subtipo de TPS é mais difícil de identificar e é frequentemente erroneamente diagnosticado, já que é muito confundido com problemas de comportamento escolar.

O TPS pode ser confundido com questões escolares. Fique de olho!O TPS pode ser confundido com questões escolares. Fique de olho!Fonte:  Getty Images 

Transtorno Motor com Base Sensorial

Essa é uma condição na qual a pessoa apresenta dificuldade no equilíbrio, coordenação motora e na capacidade de realizar ações motoras habilidosas, familiares e/ou novas.

Além disso, os prejuízos também incluem o controle postural, distúrbios motores sensoriais e prejuízos na praxia. O Transtorno Motor com Base Sensorial é um problema com a percepção de semelhanças e diferenças entre as sensações.

Tratamento para Transtornos de Processamento Sensorial

Geralmente, o tratamento para TPS é feito por meio de terapia ocupacional — que pode ajudar os indivíduos a lidar com os desafios da síndrome, além de dieta sensorial e outros métodos.

Em terapias, os profissionais começam com o paciente em ambientes controlados e concentram-se em tornar o transtorno mais gerenciável.

Além disso, a dieta sensorial também pode ser incluída no tratamento. Se necessário, atividades são introduzidas de forma mais suave e divertidas, para facilitar as sensações.

O Transtorno de Processamento Sensorial é uma condição que precisa ser tratada adequadamente, portanto, amplie seu olhar em busca de informações e consulte um profissional para maiores dúvidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.