Fertilização In Vitro: entenda como funciona e quem pode fazer

3 min de leitura
Imagem de: Fertilização In Vitro: entenda como funciona e quem pode fazer
Imagem: Shutterstock

Em 1978 nasceu Louise Brown, o primeiro bebê proveniente de uma técnica de reprodução humana que, desde então, tem auxiliados diversos casais a realizaram seu sonho de ser pais: a fertilização in vitro.

O método faz parte das práticas de Reprodução Humana Assistida (RHA) e têm auxiliado diversos casais com problemas de fertilidade, ou mesmo, àqueles que desejam ter filhos de maneira independente.

Continue a leitura com o TecMundo e saiba mais sobre a FIV, suas indicações.

O método ficou conhecido como "bebê de proveta".O método ficou conhecido como "bebê de proveta".Fonte:  Shutterstock 

O que é a fertilização in vitro?

A fertilização in vitro (FIV) é uma das técnicas de reprodução humana assistida, que auxilia pessoas com problemas de fertilidade a conseguiram o tão desejado filho.

Ela utiliza uma série de processos estimulantes para melhora da produção de óvulos, que serão coletados e fertilizados de modo extracorpóreo.

Após a fertilização, se aguarda o tempo natural de reprodução celular e observa a formação de embriões, que transferidos para o útero materno, geralmente, resultam em uma gravidez.

Na FIV a transferência para o útero ocorre somente após as células formarem embriões.Na FIV a transferência para o útero ocorre somente após as células formarem embriões.Fonte:  Shutterstock 

Afinal, para quem a Fertilização In Vitro é indicada?

O procedimento é indicado para casais com problemas de fertilidade, que podem ser ocasionados por diversos motivos:

  • Baixa reserva ovariana: geralmente ocorre em mulheres acima dos 40 anos, mas também pode afetar mulheres jovens;
  • Anomalias no esperma: nesse caso o homem pode ter uma baixa produção de espermatozoides, ou produzir gametas com anomalias, como baixa movimentação e cauda dupla;
  • Endometriose: mulheres com endometriose podem ter estruturas importantes obstruídas pelo crescimento indesejado do endométrio, que dificulta a passagem dos espermatozoides para realizar a fecundação do óvulo;
  • Perda dos ovários ou obstrução das tubas uterinas: essa condição pode ocorrer devido a tumores, obstruções por endometriose ou ainda por gravidez ectópica, que ocorre quando o óvulo fertilizado não migra para o útero, e o embrião se desenvolve na tuba.

Essas são apenas algumas das indicações. Caso você esteja tentando uma gravidez por mais de 12 meses, mantendo relações regulares e sem uso de métodos contraceptivos, procure um médico.

Ele irá lhe indicar o melhor caminho para a pesquisa de potenciais problemas de fertilidade.

Além da produção de espermatozoides anômalos, alguns homens também podem ter baixa produção dos gametas.Além da produção de espermatozoides anômalos, alguns homens também podem ter baixa produção dos gametas.Fonte:  Shutterstock 

Como é feito o processo da Fertilização In Vitro?

A FIV pode ser dividida em alguns passos, que se iniciam com exames de rotina, como testagem sanguínea, exames de imagem e testagem do esperma. Esses exames são necessários para se ter certeza da saúde do casal antes de iniciar o tratamento hormonal, garantido melhores chances de gravidez.

Após os exames iniciais, a mulher inicia uma estimulação hormonal, que agindo nos ovários, irá incentivar a maturação de mais óvulos. A estimulação dura em torno de 10 a 15 dias. Após esse período, os óvulos amadurecidos serão coletados, em um procedimento que ocorre sob sedação, em clínica especializada.

O hormônio é aplicado diretamente na barriga.O hormônio é aplicado diretamente na barriga.Fonte:  Shutterstock 

A coleta de esperma ocorre no mesmo dia da coleta dos folículos. Após os procedimentos, o material é levado para o laboratório, onde serão unidos.

O processo de fertilização pode ocorrer de duas formas:

  • Convencional: o material é depositado em uma placa preparada para recepção dos gametas, e o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide, sem auxílio externo;
  • Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides: neste caso, o espermatozoide é inserido no óvulo através de uma agulha. Esse método é utilizado preferencialmente, quando há problemas na movimentação dos gametas masculinos.

Procedimento de ICSIProcedimento de ICSIFonte:  Shutterstock 

É neste ponto que a FIV se diferencia da inseminação artificial. Na inseminação, após o estímulo hormonal, a mulher recebe diretamente no útero, o material genético masculino, mas na FIV, todo processo de fertilização ocorre de forma extracorpórea.

Após a fertilização, o casal decide o número de embriões a serem transferidos para o útero.

Quanto custa o procedimento de Fertilização In Vitro?

Existe uma resolução no conselho federal de medicina que impede que as clínicas divulguem o valor do procedimento, pois cada caso deve ser analisado individualmente.

Algumas condições podem levar a tratamento mais complexos, aumentando os custos do tratamento. Mas estima-se que cada tentativa de FIV custe em torno de 15 mil a 20 mil reais.

O SUS realiza o procedimento, mas o processo para obtenção do direito pode ser demorado.

O congelamento dos embriões  é um fator que incrementa custo ao procedimento.O congelamento dos embriões  é um fator que incrementa custo ao procedimento.Fonte:  Shutterstock 

Quais as chances da FIV dar certo?

As chances variam de acordo com a idade, condições de saúde, e qualidade dos embriões. Mas pode chegar a 60% em condições ideais.

A Fertilização In Vitro é uma alternativa atraente não somente para casais, mas também para pessoas que desejam ter filhos de forma independente. Tem excelentes chances de sucesso, e pode ser o caminho para a paternidade tão desejada.

Achou o conteúdo esclarecedor? Então, continue de olho aqui no TecMundo para manter-se atualizado sobre o que acontece no mundo da saúde e tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.