Quais são os sintomas da endometriose e como é o tratamento da doença?

4 min de leitura
Imagem de: Quais são os sintomas da endometriose e como é o tratamento da doença?
Imagem: Pexels

*Este texto foi escrito com base em informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Se você ou alguém que você conhece possui algum dos sintomas descritos aqui, nossa sugestão é que um médico seja procurado o quanto antes.

Dores excessivas durante a menstruação e fluxo de sangramento anormal. Esses são dois dos sintomas mais comuns da endometriose, problema de saúde que afeta especialmente a saúde de mulheres cisgênero — e homens trans — ao redor do mundo.

Não se sabe ao certo, mas estimativas apontam que entre 7 e 8 milhões de mulheres sofram da condição no Brasil. O número de diagnósticos pode ser baixo por conta da falta de informação. Entenda melhor os sintomas dessa doença e quais as opções de tratamento que existem para as pacientes.

A endometriose pode causar dores menstruais fortes (Fonte: Pexels/Sora Shimazaki)A endometriose pode causar dores menstruais fortes (Fonte: Pexels/Sora Shimazaki)Fonte:  Pexels 

O endométrio é o tecido que reveste o útero. A cada ciclo menstrual ele engrossa, se decompõe e é eliminado durante a menstruação. Entretanto, em alguns casos ele não encontra caminho para fora do organismo.

Essa condição é característica da endometriose, uma inflamação que direciona o tecido para dentro do corpo, que pode acabar caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, causando dores e sangramentos.

Causas da endometriose

Não se sabe exatamente qual é a causa da doença. Especialistas acreditam que a condição pode surgir a partir de uma variedade de fatores de riscos combinados.

Um dos principais quadros associados com a endometriose é a menstruação retrógrada, na qual o sangue menstrual corre de volta pelas trompas de Falópio na direção dos ovários. O fluido sanguíneo carrega células do endométrio que aderem às paredes dos outros órgãos causando inflamações que irão sangrar durante os ciclos menstruais.

Acredita-se também que o mal pode ser derivado de fatores hormonais e imunológicos, que pode promover a transformação de outras células - como as embrionias ou peritoneais - em unidades do endométrio.

As dores da endometriose podem ser incapacitantes (Fonte: Pexels/Sora Shimazaki)As dores da endometriose podem ser incapacitantes (Fonte: Pexels/Sora Shimazaki)Fonte:  Pexels 

O problema também pode ser causado por condições autoimunes, quando o corpo passa a reconhecer o tecido como nocivo e o próprio sistema de defesa do organismo ataca essas células.

Também há casos no qual a endometriose é desenvolvida após uma cirurgia como cesariana ou histerectomia - remoção do útero. Nesses casos pode ocorrer a adesão do endométrio na área do corte ou à cicatriz, levando às inflamações.

Sintomas e diagnóstico da endometriose

Quem sofre da doença experimenta cólicas durante o período menstrual que podem ser muito fortes e até mesmo incapacitantes. Dores durantes relações sexuais, sangramentos durante a menstruação e infertilidade também são sintomas comuns do problema.

Se não for controlada, a endometriose pode evoluir e afetar outros órgãos da pelve. Uma das complicações mais recorrentes é o surgimento de cisto nos ovários, chamado endometrioma, que pode comprometer a capacidade da mulher engravidar.

Outra preocupação que os pacientes devem ter em conta é a possibilidade do desenvolvimento de câncer de ovário. Apesar de raro, os números mostram que essa condição é mais alta em portadores de endometriose do que em pessoas saudáveis.

Um ginecologista pode diagnosticar a endometriose (Fonte: Pexels/MART PRODUCTION)Um ginecologista pode diagnosticar a endometriose (Fonte: Pexels/MART PRODUCTION)Fonte:  Pexels 

Buscar o médico a qualquer sinal de dores durante o período menstrual é fundamental para todas as mulheres. Identificar a doença precocemente pode fazer a diferença nos resultados do tratamento e impedir a evolução do quadro.

O primeiro passo para o diagnóstico é o exame ginecológico. Para confirmar a condição, o especialista também pode solicitar análises laboratoriais como laparoscopia, ultrassom, ressonâncias ou exames de sangue. Entretanto, é fundamental realizar uma biopsia do tecido para confirmar a doença.

Tratamento

Não existe cura para a endometriose, mas os sintomas da doença podem ser controlados. Um dos passos mais importantes é o controle da alimentação, visto que alimentos inflamatórios podem favorecer a condição.

O ginecologista pode receitar analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol, para o controle das dores, e contraceptivos para regular os períodos menstruais. Como a condição gera sensibilidade em muitas pacientes, ajuda psicológica também pode ser importante.

Alguns pacientes podem fazer uso de medicamentos para suspender a menstruação, e, em casos graves, pode ser necessária a realização de cirurgia para remover grandes lesões.

Alguns especialistas podem receitar anticoncepcionais para regular o fluxo menstrual das pacientes (Fonte: Pixabay/GabiSanda)Alguns especialistas podem receitar anticoncepcionais para regular o fluxo menstrual das pacientes (Fonte: Pixabay/GabiSanda)Fonte:  Pixabay 

A remoção dos ovários e do útero também é uma opção de terapia, mas essa intervenção impede a gravidez da paciente, e por isso costuma ser feita apenas em condições severas e avançadas da doença, ou para pessoas que não desejam ter filhos.

Durante a menopausa, é normal que a gravidade da doença diminua drasticamente, porque os ciclos menstruais são interrompidos.

A endometriose é um problema de saúde grave que pode evoluir e causar complicações como infertilidade e câncer. Entretanto, através de um diagnóstico rápido e de acesso a tratamento adequado, é possível conviver com ela e ainda assim ter uma boa qualidade de vida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.