Veja as principais descobertas da física em 2022

3 min de leitura
Imagem de: Veja as principais descobertas da física em 2022
Imagem: Shutterstock

A revista Physics World publicou uma lista com as 10 principais descobertas da física em 2022, com destaques em áreas como astronomia, física médica e física de partículas.

Dentre inúmeras pesquisas sendo desenvolvidas, a revista elencou estudos que representam maior aplicabilidade no mundo real e avanços significativos no conhecimento e compressão do universo e seus fenômenos.

Apesar de ser um top 10, as pesquisas não estão elencadas em ranking. Confira agora os destaques de 2022!

1. Destaque duplo: Física e Química

O primeiro destaque fica com o estudo de moléculas poliatômicas ultrafrias. A técnica de resfriamento de moléculas não é recente, mas pela primeira vez, os pesquisadores conseguiram produzir moléculas ultrafrias com três átomos.

Essa pesquisa abre novos campos de estudo para a física e a química, possibilitando o estudo das reações químicas ao nível molecular, simulações quânticas e testes da física clássica.

As primeiras moléculas triatômicas ultrafrias produzidas foram: sódio-potássio e hidróxido de sódio.As primeiras moléculas triatômicas ultrafrias produzidas foram: sódio-potássio e hidróxido de sódio.Fonte:  Shutterstock 

 2. Tetranêutron 

Disparando núcleos de hélio-8 contra um alvo de hidrogênio líquido, pesquisadores da Fábrica de Feixes de Íons Radioativos do Centro RIKEN Nishina, no Japão, descobriram uma nova partícula: O tetranêutron.

Existindo por uma fração minúscula de tempo (10-22 s), a nova partícula composta por 4 nêutrons abre campo para o estudo individual de cada elemento e demonstra que, por um curto período, os núcleos não contêm carga.

3. Gerador TPV 40% mais eficiente

Pesquisadores do MIT e do Laboratório Nacional de Energias Renováveis, nos Estados Unidos, desenvolveram uma célula termofotovoltaica (TPV), capaz de converter luz infravermelha em energia elétrica.

Com 40% de eficiência, motores com TPV superam geradores de energia movidos por turbina, e podem ser promessa para a geração de energia limpa em breve.

4. Prêmio melhor semicondutor: arseneto de boro

Pesquisadores de universidade dos Estados Unidos e da China realizaram testes com cristais de arseneto de boro cúbico, o atual melhor semicondutor do mundo.

O arseneto de boro cúbico tem propriedades que superam o silício, e pode substituí-lo em um futuro próximo.

Prêmio de melhor semicondutor, superando o silício vai para: Arseneto de Boro Cúbico!Prêmio de melhor semicondutor, superando o silício vai para: Arseneto de Boro Cúbico!Fonte:  Christine Daniloff/MIT 

5. O switch optoeletrônico

De volta aos gigantes! Em uma colaboração internacional, cientistas testaram os limites de velocidade da transmissão de sinais por optoeletrônica, atingindo uma marca de 1.000 trilhões de vezes por segundo (1 petahertz).

Mas a máquina física que tornou tudo isso possível é do tamanho de um apartamento! De volta às máquinas gigantes, a tecnologia necessária para atingir essa velocidade ainda deve levar um tempo para chegar a um tamanho otimizável para uso comum.

Não tão cedo, mas a tecnologia de transmissão optoeletrônica pode ser viável.Não tão cedo, mas a tecnologia de transmissão optoeletrônica pode ser viável.Fonte:  Shutterstock 

6. Transmissão e absorção de luz mais eficiente

Colaboração entre pesquisadores da Áustria, França e Israel aperfeiçoaram a tecnologia de transmissão a absorção da luz.

Os cientistas projetaram um revestimento anti-reflexo capaz de otimizar superfícies, captando feixes incidentes de qualquer ângulo, otimizando a transmissão e a absorção de feixes de luz, anulando qualquer interferência.

7. Terapia de prótons FLASH em humanos

Os pesquisadores acreditam que a terapia de prótons flash é mais eficaz, poupando tecido saudável, e podendo ser administrada em doses mais altas que as utilizadas nos tratamentos radioterápicos atuais.

A técnica foi bem-sucedida em testes em humanos e promete ser nova esperança para o tratamento do câncer.

8. Efeito Aharonov-Bohm para a gravidade

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram observar o efeito Aharonov-Bohm relacionado à atração gravitacional.

O efeito pode ser utilizado para determinar, com precisão, a constante gravitacional de Isaac Newton.

9. Desvio de Asteroides

Em outubro, a nave da missão DART, da NASA, atingiu Dimorphos com uma velocidade de 6 quilômetros por segundo, atrasando a órbita em 32 minutos, comprovando o desvio na trajetória do asteroide.

Foi a primeira vez que a humanidade alterou, propositalmente, a órbita de um corpo celeste!

A missão DART foi um sucesso!A missão DART foi um sucesso!Fonte:  NASA 

10. Imagens do telescópio James Webb

Por último, mas não menos importante: Telescópio Espacial James Webb (JWST)!

Um marco para a astronomia e a exploração do universo! o JWST é o mais caro telescópio já construído, e espera-se que ele se mantenha em operação até 2030.

Com um espelho primário de 6,5 metros de diâmetro, o telescópio já rendeu imagens de tirar o fôlego!

Berço de EstrelasBerço de EstrelasFonte:  NASA / James Webb Spacial Telescope 

E aí, esquecemos de algum destaque?

Esperamos um 2023 mais científico e com diversas novas descobertas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.