Pesquisa sobre mecânica quântica leva Nobel de Física de 2022

2 min de leitura
Imagem de: Pesquisa sobre mecânica quântica leva Nobel de Física de 2022
Imagem: Nobel

Após o anúncio de Svante Pääbo como o ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2022 na última segunda-feira (3), a equipe responsável pela premiação anunciou os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2022: os cientistas Alain Aspect, John Clauser e Anton Zeilinger.

Os três pesquisadores realizaram experimentos inovadores usando estados quânticos emaranhados, em que duas partículas se comportam como uma, até mesmo quando estão separadas. A pesquisa abre mais possibilidades para as atuais aplicações da mecânica quântica, como computadores quânticos, redes quânticas, entre outros sistemas quânticos.

A mecânica quântica permite que duas ou mais partículas existam em um tipo de estado compartilhado, chamado de emaranhamento quântico, independentemente das distâncias entre elas. Assim, cientistas de todo o mundo debatem constantemente sobre esse estado quântico, alvo do estudo ganhador do Nobel de Física.

A ideia do emaranhamento quântico é que quando algo acontecer em uma partícula, também acontecerá na outra — inclusive, não é necessário realizar nenhuma verificação, pois o resultado será o mesmo.

Uma das verticais estudadas pelos cientistas, e responsável pela conquista do Nobel de Física de 2022, é sobre as desigualdades do Teorema BellUma das verticais estudadas pelos cientistas, e responsável pela conquista do Nobel de Física de 2022, é sobre as desigualdades do Teorema BellFonte:  Nobel 

“Os pares emaranhados da mecânica quântica podem ser comparados a uma máquina que lança bolas de cores opostas em direções opostas. Quando Bob pega uma bola e vê que é preta, ele imediatamente sabe que Alice pegou uma branca. Em uma teoria que usa variáveis ocultas, as bolas sempre continham informações ocultas sobre qual cor mostrar. No entanto, a mecânica quântica diz que as bolas eram cinzas até que alguém as olhasse, quando uma aleatoriamente ficou branca e a outra preta”, diz a nota oficial.

Nobel de Física

Assim como em outras categorias, o Nobel de Física envia convites para milhares de pesquisadores um ano antes da escolha real — não é possível se inscrever, a participação só é real após o pesquisador receber um convite. Nesse meio tempo, o comitê da premiação analisa cada caso e escolhe qual estudo deve ser o vencedor.

“Tornou-se cada vez mais claro que um novo tipo de tecnologia quântica está surgindo. Podemos ver que o trabalho dos laureados com estados emaranhados é de grande importância, mesmo além das questões fundamentais sobre a interpretação da mecânica quântica”, disse o presidente do Comitê Nobel de Física, Anders Irbäck.

Os três laureados vão dividir um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,7 milhões na cotação atual).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.