NASA confirma sucesso da missão DART

2 min de leitura
Imagem de: NASA confirma sucesso da missão DART
Imagem: NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben

A nave da missão Double Asteroid Redirection Test (DART), que atingiu Dimorphos, em 26 de setembro, teve sucesso em modificar e acelerar a órbita do asteroide em 32 minutos, de acordo com dados da NASA.

Pela primeira vez, o homem conseguiu modificar a órbita de um asteroide, propositalmente, ao lançar a nave DART em direção ao sistema binário de Dimorphos e Didymos.

Dimorphos, que tem aproximadamente 160 metros de diâmetro, foi o alvo do teste de deflexão de asteroidesDimorphos, que tem aproximadamente 160 metros de diâmetro, foi o alvo do teste de deflexão de asteroides.Fonte:  NASA JPL DART Navigation Team 

Afinal, a Missão DART foi bem-sucedida?

Apesar de não ser ameaça para a Terra, o sistema binário foi escolhido devido às suas características, para os testes de deflexão de asteroides.

A expectativa dos cientistas era de que a órbita pudesse ser modificada em até 73 segundos, após a colisão. Mas o que eles observaram, foi muito além do que era delineado.

De acordo com as observações realizadas por telescópios em solo, a órbita de Dimorphos — alvo da colisão —, agora é 32 minutos mais rápida, caindo de 11 horas e 55 minutos, para 11 horas e 23 minutos.

Esse incremento de velocidade ao asteroide, após a colisão, pode estar ligada formação geológica do objeto celeste.

De acordo com os especialistas, se o asteroide fosse composto de rocha maciça, pouco material seria ejetado pela colisão, e a mudança de velocidade não seriam tão significativa.

Mas, caso o corpo celeste tenha o potencial de se despedaçar mais facilmente, a ejeção dos detritos agiria como um propulsor extra, por um curto período, aumentando a efetividade do impacto.

A colisão da nave DART com Dimorphos, produziu uma cauda no asteroide, fazendo-o parecer um cometa por um curto período de tempoA colisão da nave DART com Dimorphos, produziu uma cauda no asteroide, fazendo-o parecer um cometa por um curto período.Fonte:  NASA/ESA/STScI/Hubble 

Como é estudado a ameaça de colisão em potencial para a terra?

Todos os dados como velocidade, formação do asteroide, distância e força de impacto estão sendo estudados para que se possa compreender qual seria a melhor maneira de lidar com uma ameaça de colisão em potencial.

A missão DART é apenas o primeiro passo para se compreender qual seria o melhor caminho ao lidar com ameaças em potencial para a Terra, vindas do espaço. O sucesso da missão tem deixado os cientistas animados e felizes com os resultados.

Para Bill Nelson, administrador da NASA, “esta missão mostra que a NASA está tentando estar pronta, para o que quer que o universo nos jogue”.

Gostou do conteúdo? Continue de olho aqui no TecMundo para se manter atualizado sobre ciência, tecnologia, saúde e entretenimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.