O que é bruxismo e como o quadro pode afetar sua vida?

3 min de leitura
Imagem de: O que é bruxismo e como o quadro pode afetar sua vida?
Imagem: Pexels

O bruxismo é um problema de saúde muito característico pelo ranger dos dentes — seu sintoma mais aparente. Em quem sofre da doença, isso acontece principalmente à noite e pode causar consequências mais sérias.

Por isso, é preciso ficar atento e buscar ajuda de profissionais de saúde, principalmente de dentistas.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para saber mais sobre o bruxismo e descubra o que pode ser feito para melhorá-lo!

Como saber se tenho bruxismo?

O bruxismo é mais comum à noite (Fonte: Pexels/cottonbro)O bruxismo é mais comum à noite. (Fonte: Pexels/cottonbro/Reprodução)Fonte:  Pexels 

O bruxismo pode acontecer durante o sono ou até quando estamos acordados. À noite, ele pode causar mais danos, porque passará despercebido e há pouco que o paciente possa fazer para evitar a situação.

Nesse caso, também é mais difícil identificar a condição. É possível que essas pessoas convivam por anos com o problema antes de encontrarem o diagnóstico. Além disso, podem ignorar a quantidade de força que fazem apertando as mandíbulas, causando problemas mais graves.

Para saber se você sofre da condição, é necessário consultar um dentista. Por meio dos desgastes dos dentes, da mandíbula e do maxilar, esse profissional é capaz de determinar a doença e recomendar os tratamentos adequados.

Na suspeita da doença, é necessário consultar um dentista para o diagnóstico  adequado (Fonte: Unplash/lafayett zapata montero)Na suspeita da doença, é necessário consultar um dentista para ter o diagnóstico adequado. (Fonte: Unplash/lafayett zapata montero/Reprodução)Fonte:  Unplash 

Acordado, a situação é outra. Nesses casos, geralmente o ranger dos dentes é provocado por situações de muito estresse ou ansiedade. Aliás, pode ser desencadeado enquanto o paciente tenta se concentrar em algo.

Como está desperto, o normal é, entretanto, que ele se dê conta e logo pare de apertar o maxilar tensionado. Além disso, é mais difícil usar uma quantidade exagerada de força, já que a dor obriga que o movimento seja interrompido.

Assim, é mais comum que dentistas recomendem acompanhamento psicológico para esses pacientes aprenderem a lidar melhor com as situações de estresse.

O que acontece se o bruxismo não for tratado?

Se não for tratado adequadamente, o bruxismo pode desgastar os dentes e enfraquecer a gengiva. Afinal, a situação prejudica os músculos da mandíbula e as chamadas articulações temporomandibulares — apesar do nome difícil, a função é fácil: elas conectam o maxilar ao crânio.

Além disso, se não for tratada, essa condição pode também provocar mudanças na aparência e no perfil do rosto, chegando a gerar problemas e desconforto estético nos pacientes. Esse é um motivo que pode levar muitas pessoas a buscar ajuda.

Como não existem medicamentos para a condição, o tratamento é feito com um guarda-noturno, isto é, uma placa de acrílico personalizada que é usada ao redor dos dentes à noite para evitar o desgaste.

Usando uma placa noturna todas as noites é possível resolver o problema (Fonte: Unplash/Diana Polekhina)Usando uma placa noturna todas as noites é possível resolver o problema. (Fonte: Unplash/Diana Polekhina/Reprodução)Fonte:  Unplash 

Em casos mais graves, é possível que o especialista faça a prescrição de um relaxante muscular, ainda que temporário, para controlar a situação. Como o estresse também é um fator de risco, alguns pacientes necessitam fazer acompanhamento psicológico.

Quem fuma deve deixar o cigarro de lado. Já aqueles mais chegados à cafeína têm que regular as doses de café consumidas por dia e, sobretudo, evitar a bebida próximo à hora de dormir.

Outro hábito que deve ser evitado é o de mastigar itens como lápis e canetas. Chicletes também entram na conta. E os pacientes que sofrem de bruxismo, quando acordados, são instruídos a ficarem alertas para evitar a tensão maxilar durante o dia.

Ansiedade pode causar bruxismo?

Qualquer pessoa está suscetível ao problema, seja homem ou mulher. A doença é favorecida por fatores genéticos — ou seja, se há ou não mais casos na família —, tabagismo e consumo de cafeína.

O estresse também pode desencadear o ranger dos dentes e, por isso, muitos tratamentos envolvem o uso de medicamentos para prevenir a ansiedade. Apesar disso, é necessário ser transparente com o médico ao buscar a prescrição, pois alguns antidepressivos têm o bruxismo como risco colateral.

A melhor maneira de fazer seu diagnóstico é por meio de consultas regulares ao dentista. Felizmente, o tratamento é simples, feito com o uso de uma placa para dormir e, em alguns casos, evitando o café e o tabaco.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe amigos e familiares cientes dos riscos do bruxismo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.