Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para crianças até 4 anos

1 min de leitura
Imagem de: Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para crianças até 4 anos
Imagem: Agência Brasil

Na última quinta-feira (13), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina contra a covid-19 da Pfizer para aplicação em crianças entre 6 meses e 4 anos com algum tipo de comorbidade. Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação para a faixa etária em setembro de 2022.

O ministério ainda não divulgou o número de vacinas que estará disponível ao novo público. A pasta também disse que realizará uma solicitação à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para avaliar uma possível ampliação do uso da vacina para a mesma faixa etária — por enquanto, a vacinação é restrita em crianças com comorbidades.

“A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, foi divulgado pela Anvisa.

A versão para crianças será identificada por uma tampa na cor vinho; o uso das cores é uma estratégia do sistema de saúde para evitar erros.A versão para crianças será identificada por uma tampa na cor vinho; o uso das cores é uma estratégia do sistema de saúde para evitar erros.Fonte:  Agência Brasil/Reprodução 

Imunizante para crianças

Apesar da semelhança, as vacinas da Pfizer destinadas às crianças entre 6 meses e 4 anos de idade são produzidas com dosagem e composição diferente das versões para adultos. As crianças receberão, a partir de hoje (13), doses de 0,2 ml do imunizante da Pfizer.

Enquanto as duas primeiras doses deverão ser aplicadas em um intervalo de três semanas, a terceira dose deverá ser administrada em, no mínimo, oito semanas após a segunda dose.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.