Anvisa recebe pedido de uso da vacina bivalente de covid da Pfizer

1 min de leitura
Imagem de: Anvisa recebe pedido de uso da vacina bivalente de covid da Pfizer
Imagem: Agência Saúde

A Pfizer apresentou na sexta-feira (30) à Anvisa um segundo pedido de uso emergencial para a nova versão de sua vacina bivalente para a covid-19. Essa opção do imunizante oferece uma maior proteção, tanto contra a cepa original do coronavírus quanto frente à variante ômicron, quando comparada à versão monovalente (Comirnaty).

A farmacêutica já havia apresentado um pedido semelhante, em 19 de agosto, para uma alternativa bivalente que contém a subvariante BA.1 da ômicron. O pedido se encontra em análise, conforme a Anvisa.

No novo pedido, a empresa americana solicita avaliação para uma versão que contém as subvariantes BA.4/BA.5, além da cepa original presente na vacina Comirnaty. O pedido prevê indicação para aplicação como dose de reforço na população acima de 12 anos de idade. A opção monovalente do imunizante da Pfizer foi registrada pela Anvisa em fevereiro do ano passado e está autorizada para uso a partir dos 6 meses de idade.

Atualização das vacinas contra covid-19

Fonte: Anvisa/Divulgação.Fonte: Anvisa/Divulgação.Fonte:  Anvisa 

A atualização das vacinas contra a covid-19 segue uma lógica aplicada há décadas na imunização contra a gripe. À medida que as cepas do vírus influenza evoluem, a campanha anual é reformulada para neutralizar o agente mais comum.

Da mesma forma, algumas cepas do SARS-CoV-2 têm se mostrado mais transmissíveis ou agressivas, o que faz com que os imunizantes contra a covid-19 sejam atualizados.

De acordo com a Agência Brasil, a autorização para uso emergencial (AUE) solicitada será estudada na forma da Resolução RDC nº 688/2022 e do Guia nº 42/2020. Isso significa que a agência reguladora tem agora 30 dias para concluir sua avaliação.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.