Niacinamida: o que é e quais são os benefícios?

3 min de leitura
Imagem de: Niacinamida: o que é e quais são os benefícios?
Imagem: Shutterstock

niacinamida é um derivado do ácido nicotínico, também conhecido como vitamina B3. Esse nutriente essencial para os seres humanos é encontrado em carnes, peixes, ovos e vegetais e atua no alívio da circulação sanguínea e no controle de colesterol e diabetes.

Ela é similar à B3 e ajuda a suprir as necessidades do organismo ao potencializar essa vitamina essencial. Sem ela podemos desenvolver problemas de saúde como diarreia, vômitos e até demência. Além disso, a substância tem sido empregada pela indústria de cosméticos em inúmeros produtos, por preservar a saúde da pele.

Ficou interessado em saber mais da niacinamida? Então continue a leitura e veja os benefícios e os riscos da ingestão dela.

A niacinamida é uma molécula similar à vitamina B13 encontrada em muitos alimentos (Fonte: Shutterstock)A niacinamida é uma molécula similar à vitamina B13 encontrada em muitos alimentos. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Para que serve a niacinamida?

Seja pelo baixo consumo de alimentos ricos no nutriente, seja devido à má absorção dele — que pode ser consequência de outros problemas, como a doença de Crohn —, sem o ácido nicotínico ficamos suscetíveis a uma condição chamada pelagra.

Essa doença, ainda que rara, pode causar uma série de problemas de saúde. As dermatites, a diarreia e a demência são os problemas mais conhecidos entre eles. Porém, manchas no corpo, lesões, dores de cabeça e vômitos também são sinais da doença.

Para tratar a pelagra, é necessário aumentar os níveis de B3. Entretanto, consumir diretamente esse nutriente não é a melhor opção, já que ele pode causar vários efeitos colaterais. E é aí que a niacinamida como suplemento entra em ação.

A falta de vitamina favorece o surgimento de lesões na pele (Fonte: Shutterstock)A falta de vitamina favorece o surgimento de lesões na pele. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Mais segura, ela funciona como uma fonte extra de vitaminas que ajuda na saúde de quem a toma. Apesar dos benefícios, é importante notar que ela não substitui uma dieta balanceada, atuando apenas como um reforço.

Existem casos em que a niacinamida não substitui nem a verdadeira vitamina B3. São aqueles nos quais os pacientes precisam regular também os níveis de colesterol e gordura no sangue ou, ainda, quando envolve o uso prolongados de certos medicamentos.

É difícil que a niacinamida cause efeitos colaterais, e são raros os pacientes que reportam dores de estômago, náuseas e diarreias após tomar os comprimidos. Em todos os casos, o remédio deve ser tomado apenas com orientação médica. Portanto, procure um especialista.

A niacinamida pode ser usada na pele?

A vitamina B3 também atua na saúde da pele, ajudando a construir proteínas, bloqueando a entrada de umidade e evitando alguns possíveis danos causados pelo ambiente. A alimentação balanceada é o melhor modo de obter nutrientes como esse e outros.

Em alguns casos, no entanto, a suplementação é mais que bem-vinda. Dessa maneira, surgem cada vez mais opções de uso tópico, capazes de promover diversos benefícios. Em primeiro lugar, o uso recorrente ajuda a construir a queratina, uma proteína estrutural que mantém as células firme e saudáveis.

Essa molécula versátil também diminui a inflamação, aliviando vermelhidões, acnes e quaisquer outras condições inflamatórias que podem agredir a epiderme.

Quando usada na pele, a niacinamida previne o surgimento de rugas e linhas finas (Fonte: Shutterstock)Quando usada na pele, a niacinamida previne o surgimento de rugas e linhas finas. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Além disso, estimula a produção de ceramida, uma barreira que melhora a retenção de umidade. Esse acúmulo de água não só é saudável como também melhora a aparência da pele. Afinal, com o tempo, a hidratação reduz o tamanho dos poros.

Quem tem a pele oleosa compartilha dos benefícios da substância, que é capaz de regular as glândulas sebáceas e impedir a produção exagerada de óleo. Ela também ajuda na reconstrução de células danificadas pela exposição à luz, reduzindo os efeitos dos raios UV quando usada na pós-exposição ou combinada com o uso de protetor solar.

A vitamina pode ajudar também a recuperar os danos causados pela exposição ao sol (Fonte: Shutterstock)A vitamina pode ajudar também a recuperar os danos causados pela exposição ao sol. (Fonte: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

Em pacientes com manchas escuras causadas por hiperpigmentação, a vitamina B13 pode ajudar na suavização das marcas, auxiliada pela produção de colágeno. Dessa mesma forma, ajuda a minimizar linhas e rugas.

O produto tende a ser usado junto de outros componentes, como a coenzima Q10, potencializando ainda mais os resultados. A versão mais comum é a de 5%, que não causa alergias ou irritações e pode ser usada durante o dia.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais e deixe colegas e familiares por dentro de todos os benefícios desse composto surpreendente. Aproveite e continue de olho aqui no TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.