Coenzima Q10: de onde vem e para que serve?

3 min de leitura
Imagem de: Coenzima Q10: de onde vem e para que serve?
Imagem: Shutterstock

*Este texto foi escrito com base em artigos científicos, informações de agências e autoridades sanitárias, hospitais e especialistas em saúde. Para uma melhor orientação sobre o consumo de qualquer substância, procure um médico ou um nutricionista.

A coenzima Q10 é uma substância presente naturalmente no nosso corpo. No Brasil, ela é vendida na forma de suplemento alimentar e pode ser receitada por médicos em alguns casos específicos.

Chamada ubiquinona, essa molécula auxilia a função de enzimas envolvidas no processo de respiração celular e é recomendada para uma gama de doenças. Saiba o que é mito e o que é verdade sobre essa substância.

O que é a coenzima Q10?

A Coenzima Q10 é vendida como suplemento alimentar no BrasilA Coenzima Q10 é vendida como suplemento alimentar no BrasilFonte:  Shutterstock 

Encontrada em todos os animais e em diversas bactérias, a coenzima Q10 está envolvida com o processo de respiração celular, no qual é produzida energia para o corpo funcionar. Ela está presente em todas as nossas células, principalmente aquelas do coração, fígado, rim e pâncreas. Na maioria das pessoas, o corpo é capaz de produzi-la em quantidade suficiente.

Apesar disso, ela também por ser obtida pela alimentação, principalmente no consumo de carnes e frutos do mar. As evidências mostram que o déficit da substância é capaz de levar a problemas vasculares e cerebrais.

São dois os casos nos quais o paciente deve procurar fontes externas da substância: gasto excessivo do nutriente pelo corpo ou deficiência da molécula. O primeiro caso pode ser causado por certos problemas de saúde.

A ubiquinona é indicada apenas para pessoas com deficiência da substânciaA ubiquinona é indicada apenas para pessoas com deficiência da substânciaFonte:  Shutterstock 

Já o segundo ocorre como consequências de condições genéticas. São mais de 10 os genes que regulam a biossíntese da ubiquinona no organismo, e alterações neles podem levar a condições adversas de saúde que exigem a suplementação alimentar.

É por isso que existem os suplementos dessa substância. Normalmente o consumo de coenzima Q10 não leva a nenhum efeito colateral. Em poucos casos são observados sintomas gastrointestinais como náuseas ou vômitos.

A Coenzima Q10 pode ser usada para outras doenças?

É comum ouvir que a ubiquinona também tem a capacidade de melhorar os sintomas de pacientes com doenças como insuficiência cardíaca, pressão alta, doença gengival, doença de Parkinson, infecções do sangue, doenças musculares e infecção por HIV.

Até o momento, entretanto, nenhum desses usos foi confirmado por evidências científicas e nem sequer aprovado por órgãos públicos reguladores de produtos para a saúde, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou a Food and Drug Administration, nos Estados Unidos.

Nos laboratórios mundo afora, muitos resultados de pesquisas mostram que a coenzima Q10 é uma substância promissora principalmente para a melhoria da saúde cardiovascular e de problemas de fertilidade.

Alguns alimentos são fontes naturais de Q10Alguns alimentos são fontes naturais de Q10Fonte:  Shutterstock 

Esses efeitos terapêuticos estão relacionados com a capacidade antioxidante e anti-inflamatória da molécula. Estudos mais recentes mostraram que ela tem potencial de melhorar a saúde do paciente em diversas condições:

  • Doenças cardiovasculares causadas por diabetes: o uso levou à diminuição de eventos adversos;
  • Fertilidade: reduz a oxidação dos gametas;
  • Saúde muscular e condicionamento físico: melhora a disponibilidade de energia e a eficiência respiratória celular;
  • Atrofia de múltiplos sistemas: a coenzima Q10 é um biomarcador que pode ajudar na identificação da doença;
  • Desordens imunológicas: promove diminuição de substâncias inflamatórias e melhora a saúde celular;
  • Neuropatias: promove a proteção dos neurônios;
  • Dano por radiação ultravioleta: acelera a recuperação da pele;
  • Insuficiência cardíaca: melhora a recuperação dos pacientes;
  • Resistência à insulina: ajuda a promover a sensibilização do corpo para a substância através da eliminação de oxidantes das mitocôndrias;
  • Fibromialgia: alivia as dores;
  • Hipercolesterolemia familiar e aterosclerose: melhora as condições dos pacientes.

Os benefícios da coenzima Q10 são muitos, e a substância tem poucos efeitos colaterais para seu uso, o que faz dela um candidato perfeito para novos tratamentos. Apesar disso, esse suplemento não é usado como medicamento para nenhum desses casos.

Isso porque a biodisponibilidade da substância é muito baixa. Isso significa que, quando consumido, o intestino absorve a ubiquinona aos poucos. Essa taxa de absorção é tão baixa que não causa efeito nenhum no corpo.

Por isso, apesar de promover todos os efeitos listados acima em pesquisas de laboratório, a coenzima Q10 pode não ser efetiva em casos reais. Mas a pesquisas científicas continuam, e conforme a tecnologia avança podemos encontrar novas formas de melhorar esse poderoso remédio.

A Coenzima Q10 é uma substância de ocorrência natural: está presente em todas as nossas células. Ainda assim, algumas pessoas podem sofrer com o seu déficit, por conta de certas condições de saúde.

Estudos científicos mostram que essa molécula pode ser ainda mais útil e usada em outros casos clínicos. A nossa capacidade de absorvê-la ainda é um obstáculo para essas aplicações, mas que deve ser resolvido em breve com o avanço científico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.