Por que a Lua muda de tamanho no céu?

3 min de leitura
Imagem de: Por que a Lua muda de tamanho no céu?
Imagem: Shutterstock

E se eu disser que você não pode confiar no que seus olhos veem? Nossos olhos às vezes enxergam coisas que não existem, como por exemplo: Luas cheias gigantes no horizonte. O fenômeno conhecido como ilusão da Lua, é uma peça que seus olhos e cérebro pregam em você.

Às vezes, a Lua pode parecer maior do que estamos acostumadosÀs vezes, a Lua pode parecer maior do que estamos acostumadosFonte:  Shutterstock 

Quando está posicionada na linha do horizonte, a Lua parece enorme, em cores que variam do amarelo ao vermelho-alaranjado, dando um espetáculo. Mas conforme ela sobe no céu, ela vai “diminuindo”, e sua cor volta a ser a que conhecemos, um branco-prateado. Mas na verdade, apesar da mudança de cor, em qualquer ponto da abóbada celeste, a Lua tem sempre o mesmo tamanho.

Mas afinal, o que causa a ilusão da Lua?

A lua te iludiu? Não, foram seu cérebro e seus olhos. Apesar de ser fácil comprovar que a Lua tem sempre o mesmo tamanho, independentemente de qual seja sua posição no céu, o motivo pelo qual o cérebro interpreta a Lua como sendo maior quando está na linha do horizonte, não tem uma explicação concreta.

Leia também: Saiba o que é uma superlua e como fotografar a próxima com seu celular

Algumas explicações giram em torno da atmosfera terrestre servir como uma lente de aumento, mas essa teoria já foi refutada, e a atmosfera tem mais efeito sobre a mudança de cor, que é devido ao Espalhamento Rayleigh, mesmo efeito que torna nosso céu azul, durante o dia, e dá a cor vermelho- alaranjada ao nosso pôr do sol, do que servir como uma lente de aumento.

Outra teoria diz que essa ilusão ocorre quando a Lua está mais próxima de nós, em um fenômeno conhecido como superlua. No entanto, mesmo a Lua estando mais próxima, ela só é 14% a 15% maior do que uma Lua "regular", e essa diferença é praticamente imperceptível a olho nu. Além do fato de que as superluas não ocorrem apenas em Luas cheias.

Para alguns astrônomos, a explicação mais plausível, é que a ilusão acontece por causa da forma como nosso cérebro interpreta a perspectiva das imagens. Por exemplo, você já viu fotos de pessoas segurando a Torre de Pisa, na Itália, ou despejando cachoeiras de garrafinhas de 250 mililitros?

A perspectiva forçada é a combinação entre distância e ânguloA perspectiva forçada é a combinação entre distância e ânguloFonte:  Shutterstock 

Essa técnica na fotografia se chama perspectiva forçada, que nada mais é do que criar uma ilusão de ótica, utilizando a distância a ser favor. Quando olhamos na linha do horizonte, quanto mais distante um prédio, uma ponte ou uma montanha, menor ela parece, e é mais fácil que coisas que estão próximas a nós pareçam maiores do que as que estão em segundo plano.

Esse efeito também ocorre em um fenômeno chamado de Ilusão de Ponzo, onde mesmo com tamanhos iguais, a perspectiva da imagem causa uma diferença entre os tamanhos observados.

Na Ilusão de Ponzo, mesmo com o mesmo tamanho, A parece ser maior do que B.Na Ilusão de Ponzo, mesmo com o mesmo tamanho, A parece ser maior do que B.Fonte:  Shutterstock 

Na ilusão da Lua, nosso satélite sempre está em perspectiva com a paisagem no horizonte, ou seja, existe alguma coisa com a qual compararmos seu tamanho. E com a perspectiva certa, fotógrafos conseguem imagens incríveis da Lua no horizonte, atrás de prédios, montanhas, árvores, e quaisquer outras paisagens que sua imaginação permitir imaginar e registrar.

Mas mesmo com essa explicação, ainda não se sabe ao certo se realmente é apenas uma questão de ponto de vista. Astronautas no espaço também observam o mesmo efeito, mas lá, não há uma medida de comparação. Então o mistério da ilusão da Lua permanece.

Como testar a Ilusão da Lua?

Essa parte é mais fácil. Para testar o tamanho da Lua, você não precisa de equipamentos sofisticados, e muito menos de cálculos matemáticos. Basta estender o braço, fechar um dos olhos e utilizar um dedo que consiga encobrir a Lua. Conforme ela sobe no céu, repita o mesmo movimento, utilizando o mesmo dedo.

Para o teste da ilusão da Lua, você também pode utilizar moedas, que tenham o tamanho aparente da circunferência da Lua, cones de papel, e qualquer outro objeto que possa cobrir o satélite.

Sim, sinto muito, ela sempre tem o mesmo tamanho. Mas algumas ilusões valem a pena viver. É encantador ver uma Lua gigante no céu, e enquanto não existe uma explicação concreta sobre o motivo pelo qual nosso cérebro e nossos olhos nos iludem, seguimos admirando nossas ilusões.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.