Superlua azul: confira fotos do fenômeno ao redor do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Superlua azul: confira fotos do fenômeno ao redor do mundo
Imagem: Reprodução/GettyImages

Na noite da última quarta-feira (30), a segunda 'superlua’ do ano ficou visível ao redor do mundo. Foi possível ver o fenômeno a partir das 18h20 em várias partes do Brasil, como nas cidades de Porto Alegre, Curitiba e Goiânia e Fortaleza, que ficaram com o céu limpo no período da noite.

Como de costume, os amantes do satélite e da astronomia se prepararam para registrar o fenômeno e, claro, compartilharam as imagens nas redes sociais. Confira fotos da superlua azul ao redor do mundo:

O fenômeno acontece quando a Lua está no ponto de órbita mais próximo da Terra, no chamado perigeu. Com isso, ela parece bem maior (cerca de 10%) e mais brilhante do que o normal quando observada do planeta a olho nu. Por ser a segunda lua cheia de agosto, o fenômeno ganha o nome de "Superlua azul". 

Vale ressaltar que, apesar do nome, o satélite não muda de cor. No passado, porém, duas superluas já apareceram com uma coloração mais azuladas, nos anos de 1883 e 1951.

Em ambas as vezes, o tom azul da Lua foi causado por outros eventos da natureza: a erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, e por incêndios florestais no Canadá, respectivamente. Nas duas situações, a fumaça na atmosfera dava a impressão de que o satélite ficou mais azulado.

Eventos astronômicos

O mês de setembro também contará com alguns eventos astronômicos interessantes para os fãs de astronomia! Confira, abaixo, o calendário com os próximos eventos no céu em setembro de 2023:

  • 4 de setembro: Conjunção Lua-Júpiter
  • 15 de setembro: Lua Nova
  • 19 de setembro: Netuno em oposição
  • 23 de setembro: Equinócio de setembro
  • 27 de setembro: Conjunção Lua-Saturno
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.