Entenda o que é obstrução intestinal, sintomas e tratamento

3 min de leitura
Imagem de: Entenda o que é obstrução intestinal, sintomas e tratamento
Imagem: Shutterstock

Diversas condições graves podem afetar o sistema digestório de uma pessoa ao longo de sua vida. A obstrução intestinal, que afeta mais de 150 mil brasileiros por ano, é um desses males considerados muito sérios e prejudiciais para a saúde.

Essa condição gastrointestinal, além de trazer os próprios riscos, pode indicar a presença de outras doenças ainda mais complexas e prejudicais para o organismo. É por esse motivo que é importantíssimo compreender o que é essa condição, como se dá a sua formação no intestino e que tratamentos podem ser feitos para tratá-la. E, como era de se esperar, a tecnologia desempenha um papel importante no monitoramento dessa doença.

O que é a obstrução intestinal?

Essa é uma condição que se caracteriza pelo impedimento físico da passagem de fezes e gases no intestino.Essa é uma condição que se caracteriza pelo impedimento físico da passagem de fezes e gases no intestino.Fonte:  Shutterstock 

Como o nome pode indicar, a obstrução intestinal nada mais é do que um impedimento físico da passagem de fezes ou gases pelo intestino, parte integrante do sistema digestório. Essa condição é identificada quando ocorre uma diminuição (total ou parcial) do trajeto intestinal, o que pode acontecer por conta de um tumor, inflamações e bridas intestinais (cordões de cicatriz e tecido fibroso formados após uma operação abdominal).

A obstrução intestinal geralmente é detectada facilmente por conta de seus sintomas. Portanto, é muito comum haver um diagnóstico rápido no caso de um paciente apresentar dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço abdominal, náuseas de forte intensidade e dor localizada na região do abdômen.

Como a obstrução intestinal pode se tornar grave?

Se não tratada com rapidez, a condição pode provar aumento de pressão e possivelmente a perfuração do intestino.Se não for tratada com rapidez, a condição pode provocar aumento de pressão e possivelmente a perfuração do intestino.Fonte:  Shutterstock 

Essa condição começa a chamar muita atenção dos médicos quando é detectada com o acúmulo de fezes e gases no intestino. Isso acaba aumentando significativamente a pressão no interior do órgão, fator que pode provocar complicações graves, como perfuração intestinal e consequente infecção generalizada – e que pode rapidamente levar o paciente a óbito.

Portanto, se houver qualquer indicativo de obstrução intestinal, é importantíssimo buscar ajuda médica para imediatamente confirmar o diagnóstico. Dessa forma, o tratamento pode ser iniciado rapidamente, reduzindo as chances de complicação e diminuindo a gravidade do quadro sintomático para o paciente.

Possíveis causas da obstrução

A causa da obstrução intestinal pode ser bastante variada.A causa da obstrução intestinal pode ser bastante variada.Fonte:  Shutterstock 

Diversos fatores podem ser considerados causas da obstrução intestinal. Porém, as mais comuns são:

  • acúmulo intestinal de vermes (conhecido como bolo de áscaris);
  • torção intestinal;
  • bridas intestinais (aderências de tecido nas paredes do intestino, mais comuns em pessoas que passaram por cirurgias abdominais);
  • hérnias;
  • endometriose intestinal;
  • tumores intestinais (especialmente aqueles que ocorrem no intestino grosso);
  • câncer de reto e de cólon;
  • doenças inflamatórias do intestino (como a doença de Crohn e retocolite);
  • cálculos biliares;
  • paralisia aguda do movimento intestinal;
  • aderências intestinais;
  • diverticulite;
  • enterite devido à radiação usada no tratamento de câncer;
  • isquemia do intestino.

Também é importante destacar que essas doenças mencionadas acima são capazes de ocasionar uma obstrução abrupta e completa do intestino, o que desperta ainda mais atenção médica. Contudo, de um modo mais geral, todo e qualquer caso identificado dessa condição exige tratamento específico, adequado e o mais rápido possível.

Sintomas mais comuns

O quadro sintomático da obstrução intestinal pode variar dependendo da gravidade da condição. Porém, é comum encontrarmos os seguintes sintomas:

  • vômitos e náuseas;
  • prisão de ventre;
  • região abdominal com dor intensa;
  • diarreia;
  • inchaço considerável no abdômen;
  • apetite diminuído.

Vale ressaltar que a intensidade dessas condições também pode variar conforme a região afetada do órgão na obstrução. Se o impedimento acontecer mais para o centro do intestino, o quadro sintomático tende a ser diferente se a condição for identificada mais para o final do órgão. Além disso, a doença que ocasionou a obstrução pode trazer outros males para o quadro clínico.

Tratamentos e prevenção

Os tratamentos dessa condição podem variar segundo a gravidade do quadro sintomático e a localização da obstrução. Contudo, é importantíssimo evitar a automedicação se qualquer sintoma for identificado, o que pode complicar ainda mais o problema.

Em um primeiro momento, é comum o médico solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico. Um raio x do abdômen, exames laboratoriais de sangue e uma tomografia computadorizada são os procedimentos mais comuns nesse caso. Como tratamentos, um tubo pode ser utilizado para aliviar a pressão abdominal. Dependendo da gravidade da obstrução, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

De um modo geral, podemos dizer que existe prevenção dependendo da causa da obstrução. É recomendado o uso de uma dieta rica em fibras, líquidos e nutrientes essenciais. Além disso, é importante manter um estilo de vida saudável com a prática de exercícios físicos regulares e com acompanhamento médico de rotina.

Você conhece alguém que já sofreu ou sofre de obstrução intestinal? Quais são os outros males que você gostaria de ver sendo explicados aqui, em nosso site? Assim como no caso da vacina para a covid-19, o cuidado e a prevenção são essenciais para lidar com essa condição.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.