Mulheres na ciência: Brasil tem maioria feminina na pós-graduação

2 min de leitura
Imagem de: Mulheres na ciência: Brasil tem maioria feminina na pós-graduação
Imagem: geralt/Pixabay.

Neste 11 de fevereiro é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, celebra a importância e excelência feminina na pesquisa e meio acadêmico. Aqui no Brasil, elas são maioria: correspondem a 54,2% de um total de 395.870 matriculados em mestrados e doutorados. Entre os contemplados por bolsas de estudo pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), elas somam 58%.

Para celebrar esse dia, reunimos um projeto de pesquisa inovador, que tem à frente a mestranda Ianca Oliveira Borges, bolsista do Programa de Demanda Social da Fundação, na Universidade Federal de Lavras (Ufla), e postagens de cientistas brasileiras que buscam tornar o mundo melhor com uma pesquisa de cada vez!

Veja no vídeo a pesquisa da Ianca:

A pesquisadora analisa o uso de casquilhos de soja que sobram da produção do grão para criar painéis aglomerados adesivados, que podem ser utilizados na construção. Assim, o destino do resíduo gerado na produção da commodity não é mais o lixo. Para ter uma ideia da relevância da proposta, cada tonelada de soja produzida gera impressionantes 2,5 mil toneladas de resíduos.

A substituição parcial da madeira pelos casquilhos tem potencial para proteger fauna, flora, recursos hídricos e solo.

#MulheresNaCiencia

Neste 11 de fevereiro, a hashtag que celebra o dia está em alta no Twitter, reunindo diversas pesquisadoras em uma celebração à pesquisa e às mulheres, que se destacam em um universo antes dominado pelos homens. Confira os posts de algumas delas a seguir.

Já pensou em ser uma legista de galáxias?

Ou estudar a formação das estrelas?

Quem sabe tornar a matemática menos complicada?

Quer conhecer mais cientistas brasileiras?

A Camila Esperança, que é colunista aqui no Tecmundo, criou uma thread para reunir cientistas brasileiras do Twitter.

Fica aqui o nosso parabéns a essas mulheres que colocam o Brasil no mapa da ciência. Acompanhe o TecMundo para mais notícias sobre o tema!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.