5 curiosidades astronômicas da semana #AstroMiniBR

5 min de leitura
Imagem de: 5 curiosidades astronômicas da semana #AstroMiniBR
Imagem: NASA, JPL-Caltech, SETI Institute, Cynthia Phillips, Marty Valenti
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Quem nunca se questionou da possibilidade de estarmos sozinhos na imensidão do Universo? Ou mesmo como surgiram aqueles pontos brilhantes que vemos no céu? Olhar para cima e refletir sobre nossa existência é um dos hábitos mais antigos da humanidade, portanto, você não está sozinho nessa! Foi por causa dessa curiosidade inerente à natureza humana que nasceu a Astronomia.

Atualmente, essa ciência ultrapassou, e muito, as fronteiras da compreensão da passagem e marcação do tempo que apontaram o seu surgimento. A Astronomia é um campo de investigação sobre todo o Universo: envolvendo passado, presente e futuro. É a nossa busca de escrever a história dos planetas, das estrelas, das galáxias e até mesmo daquilo que não conseguimos enxergar "no livro" do Universo!

Com o intuito de popularizar essa ciência, a AstroMiniBR foi criada! Surgida em 2018, no Twitter, o projeto conta com a participação de dezenas de colaboradores, sendo mais de 50 até aqui, dentre entusiastas, astrônomos amadores e especialistas, para trazer conteúdo informativo e acessível de Astronomia para o dia a dia. É um projeto de divulgação científica feito por e para brasileiros! E, hoje, nasce uma parceria entre o TecMundo e a AstroMiniBR!

Semanalmente, às sextas-feiras, apresentaremos cinco curiosidades astronômicas relevantes e divertidas produzidas pelos nossos colaboradores para disseminar ainda mais o conhecimento dessa ciência, que é a mais antiga de todas! Vamos lá?

#1: Atividade vulcânica em Europa!

Europa, uma das 79 luas de Júpiter (e uma das 4 maiores), é uma das principais apostas dos cientistas na busca de vida fora da Terra, uma vez que tem um grande oceano sob sua superfície! Recentemente, uma nova descoberta aumentou ainda mais o ânimo dos astrônomos nessa empreitada: indícios de atividade vulcânica localizada entre a superfície externa e o núcleo rochoso do satélite! Se confirmada, do ponto de vista biológico, essa combinação de um grande reservatório de água e uma fonte de energia de longo prazo se torna uma receita ideal para propiciar a existência de vida como conhecemos!

#2: O eclipse solar mais importante observado no Brasil!

Em 29 de maio de 1919, ocorreu no céu nordestino – mais especificamente na cidade de Sobral, no Ceará – um evento que marcou a história da Ciência: o eclipse solar que comprovou a Teoria da Relatividade Geral do renomado físico alemão Albert Einstein. Isso foi possível porque, em uma das previsões dessa teoria, a luz de estrelas distantes seria curvada pela deformação no tecido do espaço-tempo causada pelo Sol, fato que foi demonstrado com precisão no eclipse de Sobral por uma equipe conjunta de astrônomos britânicos e brasileiros.

#3: Nasce um par de estrelas!

O objeto conhecido como BHB2007 é um jovem par de estrelas em formação, distante cerca de 700 anos-luz de nós! A maioria das estrelas no Universo não estão sozinhas, elas normalmente encontram-se em sistemas estelares múltiplos, onde cada estrela orbita um centro de gravidade comum. A observação desse sistema, em especial, produziu as imagens da maior resolução já obtida de um par estelar em formação!

#4: O misterioso Objeto de Hoag!

Descoberto em 1950 pelo astrônomo estadunidense Arthur Hoag, este tipo de objeto – uma galáxia em forma de anel – é bastante raro e curioso no Universo. Constituído por um núcleo amarelo de estrelas mais velhas e cercado por um anel de jovens estrelas azuis, sua formação não é ainda inteiramente compreendida. Acredita-se que poderia ser produto de uma colisão entre galáxias, mas detritos de uma segunda galáxia não parecem estar presentes.

#5: Destino: Vênus!

Na última quarta-feira, dia 2 de junho, a NASA anunciou duas novas missões para Vênus! Seguindo o embalo das discussões recentes sobre possíveis detecções de moléculas associadas à atividade biológica, as missões, chamadas DAVINCI+ (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry, and Imaging) e VERITAS (Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography, and Spectroscopy) buscarão entender mais sobre nosso vizinho planetário mais próximo, estudando sua atmosfera e sua superfície, como também de que maneira ele se tornou um mundo hostil, com temperaturas de mais de 400 ºC!

#Bônus: A belíssima galáxia espiral NGC 1232!

Distante cerca de 70 milhões de anos-luz do Sistema Solar, a galáxia espiral NGC 1232 é um exemplo claro de como os astrônomos percebem a relação entre a cor e a idade das estrelas no Universo: as regiões próximas ao núcleo contêm estrelas velhas e de coloração mais avermelhada; ao passo que seus braços espirais, de coloração azulada, contêm estrelas jovens em regiões de maior formação estelar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.