Bola de fogo é flagrada no céu de cidades dos EUA; veja o vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Bola de fogo é flagrada no céu de cidades dos EUA; veja o vídeo
Imagem: Kare11/Reprodução

Uma bola de fogo iluminou o céu de várias cidades dos Estados Unidos na madrugada de domingo (9), sendo flagrada por câmeras de vigilância doméstica. O fenômeno brilhante e explosivo foi registrado nos estados de Minnesota, Dakota do Sul, Dakota do Norte e Wisconsin.

Não há maiores informações a respeito das características do objeto que iluminou o céu nos EUA. Mas, em geral, eventos como este são associados a pequenas rochas espaciais entrando na atmosfera terrestre e se partindo devido ao calor gerado pelo atrito. Nesta fase, elas são popularmente conhecidas como "estrelas cadentes".

Segundo a American Meteor Society (AMS), a passagem da bola de fogo, que ocorreu por volta das 3h no horário local, resultou em 39 relatos recebidos pelo site da entidade, incluindo seis vídeos e uma foto. Um deles, gravado por uma câmera instalada na campainha inteligente de uma casa, pode ser visto no tweet abaixo:

A gravação foi realizada na pequena cidade de West Fargo, que fica no estado da Dakota do Norte. No vídeo, é possível ver o objeto se aproximando do solo em alta velocidade e explodindo, gerando um flash brilhante sobre as casas da região, iluminando a madrugada.

Sem barulho e detritos

Bolas de fogo como esta que acaba de ser registrada nos EUA geralmente são muito pequenas para produzir estrondos e detritos para atingir o solo (a maioria se queima na atmosfera). De acordo com o Space, o fenômeno não gerou nenhum som e também não houve relatos de fragmentos encontrados na região.

Em algumas ocasiões, a rocha espacial pode ter dimensões maiores e apresentar um brilho ainda mais intenso durante a explosão, além de gerar som. Em março, um meteoro raro avistado na França e no Reino Unido em plena luz do dia gerou um estrondo sônico ao se partir no ar, deixando muitas pessoas assustadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.