Meteoro ilumina o céu de Minas Gerais; veja imagens

1 min de leitura
Imagem de: Meteoro ilumina o céu de Minas Gerais; veja imagens
Imagem: Bramon

Na manhã de quinta-feira (11), uma “bola de fogo” passou pelo céu do estado de Minas Gerais e teve suas imagens registradas pelas câmeras da Bramon, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, após sua entrada na atmosfera terrestre próximo à cidade de Patos de Minas, no oeste do estado.

De acordo com o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, o evento teve uma duração de cerca de oito segundos, sendo filmado por duas câmeras da Bramon em Patos de Minas e uma em Araruama, no Rio de Janeiro. Três câmeras do Clima ao Vivo, plataforma que monitora em tempo real as condições climáticas em 140 cidades brasileiras, também captaram o fenômeno.

A cidade de Patos de Minas já tem um histórico de quedas de objetos celestes: em maio do ano passado, um bólido (meteoro de brilho intenso) caiu na região. Além disso, dos 55 meteoritos catalogados no Brasil, dois caíram na cidade mineira, um deles de 1925, com 32 kg; e o outro encontrado em 2002, com 200 kg.

As imagens da "estrela cadente" de quinta-feira ainda estão sendo analisadas pela Bramon, para maiores informações sobre características do meteoro, como tamanho e velocidade. Por enquanto, não há nenhum relato nem sobre explosão nem sobre a queda do objeto celeste.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.