O que significa cada número do código de barras de um boleto [ilustração]

3 min de leitura
Imagem de: O que significa cada número do código de barras de um boleto [ilustração]

Pagar as contas pode não ser uma atividade muito divertida, mas é impossível fugir dela. Mais cedo ou mais tarde será preciso pegar um boleto para o pagamento, seja da faculdade, das contas da casa, compras online e muito mais.

Se você recebe o boleto em casa, pode pagá-lo usando o código de barras. Porém, nas compras feitas pela internet ou quando o boleto é enviado por email, você sabia que não é preciso imprimir o documento para poder fazer o pagamento?

Existe um número — chamado Linha Digitável —, sempre na parte de cima do boleto, com 48 dígitos separados em cinco campos, e é só isso que você precisa anotar e levar para o caixa automático para fazer a operação. Escolha pagamento com código de barras e peça para digitar o número em vez de passá-lo pelo scanner.

Apesar de ser bastante importante para o pagamento de boletos sem precisar imprimir o documento, a origem e o significado desta sequência de números são pouco conhecidos pela população em geral. Seriam algarismos aleatórios? Quem sabe um grande número sequencial? Ou será que este código tem mais a dizer?

Cada campo explicado

Campos de uma linha digitável de boleto e o seu significado (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Banco e moeda

Para entender melhor o que cada algarismo da linha digitável significa, observe a imagem deste artigo e veja a separação em campos que é feita. Vamos começar a explicação da esquerda para a direita e você pode pegar qualquer boleto de pagamento em banco (contas de luz, aluguel, compras online, mensalidades etc) para acompanhar.

Os três primeiros algarismos são o código do banco daquele documento. Apesar de geralmente ser possível pagar as contas em qualquer banco, existe um que é o responsável pela emissão daquele boleto e é isso que os três primeiros números informam. O código segue uma tabela, e a lista completa pode ser visualizada neste link.

O próximo número é o código da moeda que será usada para o pagamento, sendo que praticamente todos os boletos do dia a dia possuem o indicador 9, que mostra que o documento precisa ser pago em reais. Para outras moedas é usado o dígito 8, porém esses casos são praticamente inexistentes em pagamentos comuns.

Campos livres

Os próximos cinco algarismos formam o primeiro campo livre, que é a tradução das posições de 20 a 24 no código de barras. Seguido em frente, está o primeiro dígito verificador de campo, que está presente sempre ao final de cada sequência dessas.

O meio da linha digitável é composto de mais dois campos livres, cada um de nove algarismos e seguidos de um dígito verificador. O primeiro é equivalente às posições 25 a 34 do código de barras e o segundo, às posições 35 até 44. Seguido desses campos existe um número sozinho: ele é o dígito verificador do código de barras e ocupa a posição 5 deste espaço.

Data de vencimento e valor do boleto

Por fim, a sequência de 14 algarismos restantes é uma das mais importantes quando você bate o olho em uma linha digitável: é ela que informa a data de vencimento daquele documento e também o valor (sem descontos) que deve ser pago.

Os quatro primeiros números informam o fator de vencimento e são, literalmente, o número de dias decorridos desde a data-base — 07/10/1997 — até a data de pagamento. Por exemplo, se o seu boleto vence em 22/04/2013, o código indicador deve ser 5676. Caso este número seja 0000, o documento não possui uma data de vencimento.

Já os 10 últimos indicam o valor do documento. Por exemplo, para o pagamento de um boleto de R$ 150,75, o final do boleto será 0000015075. Este valor é mostrado sem descontos e é por isso que, no caixa automático, é pedido para que você digite separadamente o desconto, caso exista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.