Como funcionam os BB Codes no Banco do Brasil

3 min de leitura
Imagem de: Como funcionam os BB Codes no Banco do Brasil

Os banklines são utilizados por milhares de pessoas todos os dias. A facilidade para o pagamento de contas e a realização de transações bancárias por meio da internet faz com que cada vez mais clientes procurem o serviço nas instituições financeiras.

Aos bancos, cabe a tarefa de tornar a conexão com o bankline segura para que nenhum dado confidencial seja roubado. O Banco do Brasil, por exemplo, recentemente lançou o BB Code, uma solução que faz uso do QR Code para facilitar as transações feitas a partir de um smartphone.

(Fonte da imagem: Banco do Brasil Online)

Muitas pessoas já estão utilizando o novo recurso de segurança do Banco do Brasil, mas ainda é grande o número de clientes que não sabem exatamente o que é o BB Code e têm medo de utilizar a tecnologia. Dessa forma, decidimos esclarecer algumas dúvidas e ensinar aos clientes todos os passos necessários para habilitar a ferramenta oferecida pelo banco.

O que é o BB Code afinal?

O BB Code é uma solução criada pelo Banco do Brasil que visa facilitar as transações bancárias feitas a partir de um aparelho celular BlackBerry ou que tenha como sistema operacional o Android ou iOS.

Antes da criação desse recurso, o cliente tinha que ir até uma central de autoatendimento (caixa eletrônico) e “liberar” o seu aparelho para acessar as informações da conta e realizar pagamentos ou transferências. O problema é que essa liberação era válida por poucos meses, obrigando a pessoa a realizar o procedimento periodicamente.

Com o BB Code, você só precisa utilizar o terminal de autoatendimento uma vez para habilitar o seu aparelho. Depois disso, basta um computador com acesso à internet e um smartphone com o aplicativo do Banco do Brasil instalado para realizar as transações.

(Fonte da imagem: iStock)

Funciona assim

O BB Code faz uso da tecnologia dos QR Codes, um novo formato de código de barras que está sendo utilizado pelos mais diversos serviços. Como esses códigos são únicos, apenas os aparelhos que realizaram o procedimento correto de habilitação poderão autorizar uma transação bancária.

O que muda com o BB Code?

O novo recurso do Banco do Brasil elimina o envio de SMS para autorizar a realização de uma transação pela internet. Além disso, você não precisa mais inserir a senha de seis dígitos para finalizar um procedimento. O BB Code também permite que você utilize qualquer computador para acessar o bankline sem a necessidade de um cadastramento prévio na central de atendimento.

Aprenda a habilitar

Como citado anteriormente, para que o BB Code funcione é preciso que o smartphone e o computador estejam conectados à internet. Além disso, você deve ter o app do Banco do Brasil instalado no telefone. Para habilitar o recurso, basta seguir os passos abaixo.

1) No computador, abra a página do Banco do Brasil e acesse o seu bankline.

2) Agora, clique na opção “Minha segurança”, presente no canto superior direito da tela.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

3) Uma lista de opções será exibida mais abaixo na página. Localize o item “BB Code” e pressione o botão “Habilitar dispositivo”.

4) Na tela seguinte, clique em “Confirmar” e aguarde até que o QR Code seja mostrado na tela.

5) Agora, é hora de utilizar o celular (que deve estar conectado à internet). Abra o aplicativo do Banco de Brasil e selecione a opção “BB Code”, pressionando o item “Habilitar BB Code – 1º Passo” em seguida.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

6) O próximo passo é apontar a câmera do seu celular para o QR Code mostrado na tela do computador. É preciso que a imagem do código de barras fique na área demarcada.

(Fonte da imagem: Banco do Brasil Online)

As etapas seguintes de habilitação devem ser realizadas em um terminal de autoatendimento (caixa eletrônico).

7) Na tela inicial do terminal de autoatendimento, escolha a opção “Outras opções”.

8) Agora, selecione o item “Outras opções” novamente e, em seguida, pressione o botão “Acessos e Segurança”.

9) Na tela que aparecer, escolha a opção “BB Code” e depois “Habilitar”.

10) Feito isso, um QR Code será mostrado na tela do terminal de autoatendimento. Agora é só abrir o app do Banco do Brasil, selecionar o item “BB Code” e apontar a câmera para o terminal.

Pronto! Agora, sempre que você realizar uma transação pela internet, pode utilizar o BB Code para autorizar o procedimento. Caso tenha alguma dúvida em relação ao uso do recurso, na página do Banco do Brasil é possível visualizar um tutorial bem detalhado com todos os passos necessário para fazer uso do BB Code.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.