A Microsoft anunciou hoje a chegada de um novo app à Windows Phone Store. Trata-se do "Hemoliga", uma ferramenta desenvolvida para conectar doadores de sangue a hemocentros e, com isso, incentivar a doação no país. A empresa justifica a existência do app com o fato de apenas 1,9% dos brasileiros serem doadores regulares, segundo o Ministério da Saúde.

Com o app, pessoas que fazem doações de sangue com pouca frequência podem ser avisadas sobre oportunidades de doação e também sobre o que é necessário fazer para isso. Quando algum banco de sangue na cidade do doador está desabastecido, o app ainda consegue enviar notificações para os usuários, mostrando inclusive mapas de como chegar até o local.

Quando a pessoa chegar até lá, o app permitirá realizar check-ins e, com isso, atualizar automaticamente os níveis de sangue armazenado no estabelecimento.

O lançamento do app está sendo realizado hoje pelo fato de ontem (14/06) ter sido comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde em homenagem ao pesquisador Karl Landsteiner, vencedor do prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos sanguíneos ABO. O app pode ser baixado para Windows Phone, Android e iOS. Você pode usá-lo também no navegador.

Cupons de desconto TecMundo: