iPad na mira de ataques maliciosos?

Um dos grandes atrativos dos computadores da Apple sempre foi a baixa ocorrência de ataques maliciosos, fazendo com que a maior parte das pessoas os considere como os computadores mais seguros que existem. Mas isso pode estar próximo de mudar, pois de acordo com as previsões para 2011 feitas pela MacAfee, o próximo ano pode trazer um grande aumento dos malwares direcionados aos computadores e dispositivos da Maçã.

A justificativa para essa previsão, segundo a empresa de segurança, é o grande aumento do uso de aparelhos que utilizam os sistemas operacionais da Apple, o Mac OS X e principalmente o iOS, o que deve atrair a atenção dos desenvolvedores de malwares para esse novo ambiente.

Outro fator que pode ser fundamental para isso é que, historicamente, usuários de eletrônicos da Apple pouco se preocupam com esse tipo de segurança, por usarem dispositivos teoricamente inatingíveis por vírus e outros malwares. A recomendação da MacAfee é que as pessoas passem a prestar mais atenção com esses cuidados indispensáveis.

Redes sociais ameaçadas?

Além do recado para os usuários de Macs, a empresa fez outras previsões, todas focadas nas principais tendências que despontaram em 2010 e têm tudo para bombar em 2011. Segundo a MacAfee, é preciso prestar bastante atenção, por exemplo, nas redes sociais, pois várias ferramentas usadas nelas também podem ser alvos.

Os encurtadores de links, comuns no uso do Twitter, podem ser usados maliciosamente para espalhar pragas entre os usuários. Isso já é uma realidade, e é sempre bom tomar muito cuidado com os links que são abertos, pois mesmo mensagens de amigos podem conter problemas.

O perigo do Foursquare

Outro alvo nas redes sociais são os localizadores, como o Foursquare, que dão aos criminosos acesso a informações pessoais das vitimas, como o local em que elas se encontram e o que estão fazendo. Nunca é demais lembrar que, ao usar ferramentas desse tipo, todo o cuidado é pouco!

Além das redes sociais, os ambientes corporativos podem ser alvos também. Devido ao grande aumento do uso de dispositivos móveis por executivos, como tablets e celulares, a tendência é que os ataques a corporações seja maior, já que essas plataformas dispõem atualmente de menos segurança do que computadores, por exemplo.

O alerta da MacAfee não se destina apenas ao público comum. Ele é, também, um grande conselho para as empresas que têm envolvimento com as previsões feitas, para que – desde já – busquem soluções para resolver as brechas de segurança encontradas em seus produtos. E aos usuários, a dica é sempre tomar cuidado redobrado quando o assunto é este.

Cupons de desconto TecMundo: