(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

A bateria de um tablet ou smartphone não serve apenas para manter o aparelho ligado. A startup OpenSignal achou uma utilidade secundária bastante interessante para a fonte de energia: ela transforma o componente em um sensor meteorológico.

Com o aplicativo WeatherSignal, para Android, cálculos realizados a partir da coleta da temperatura da bateria do aparelho são capazes de determinar quantos graus está no local em que você se encontra no momento, além de dados como pressão atmosférica, umidade relativa do ar, quantidade de luz e outras informações.

E não é só por diversão: a OpenSignal acredita que é possível criar um sistema de compartilhamento mundial de dados meteorológicos usando o que é coletado pelo aplicativo, com cada pessoa contribuindo para a construção de mapas de temperatura e umidade de uma cidade, por exemplo – algo que ajudaria muitos centros de pesquisa e universidades que trabalham com a área.

A precisão do aplicativo é questionável: a temperatura do aparelho pode trazer resultados errados quando o gadget está muito quente pelo uso constante ou por ficar no bolso, por exemplo. Ainda assim, você pode baixá-lo e começar a coleta de dados por este link.

Cupons de desconto TecMundo: