Advogados 'gerados por IA' ameaçam sites para melhorar relevância no Google; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Advogados 'gerados por IA' ameaçam sites para melhorar relevância no Google; entenda
Imagem: GettyImages

Um suposto escritório de advocacia "gerado por inteligência artificial (IA)" está enviando alertas falsos de violação de direitos autorais para melhorar o ranqueamento de sites no Google. A solução aparentemente busca abusar da influência de backlinks para aumentar a relevância nos resultados do buscador. As informações são do site 404 Media.

O caso que chamou a atenção foi do site Tedium, comandado pelo autor Ernie Smith. Recentemente, ele recebeu um "aviso de violação de direitos autorais" de um escritório de advocacia chamado Commonwealth Legal por usar uma imagem sem autorização.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na mensagem, os supostos advogados não exigiam a remoção do conteúdo, mas demandavam a inclusão de um link visível para um site chamado "Tech4Gods".

Todos os membros do escritório seriam gerados por inteligência artificial.Todos os membros do escritório seriam gerados por inteligência artificial.Fonte:  Igor Almenara/TecMundo 

Assustado com a situação, Smith buscou informações sobre o escritório e descobriu indícios de que o Commonwealth não existe e todos os seus advogados são gerados por IA. Segundo ele, todo o site parece ter sido gerado a partir de um molde genérico com imagens de bancos gratuitos.

A estranheza aumentou ao observar a lista de membros do escritório: uma ferramenta de identificação apontou que as fotos foram geradas artificialmente — possivelmente, a partir de sites como o This Person Does Not Exist —, sem qualquer presença no LinkedIn e com descrições de carreira bastante vagas.

Diante desses indícios, Smith desconfiou que o aviso de violação de direitos autorais é, na verdade, uma tentativa de inserir um backlink na sua página. Esse tipo de golpe se tornou comum, uma vez que impulsiona a relevância do endereço URL vinculado nos resultados do Google, assim aumentando o fluxo orgânico.

Estratégia problemática

Em contato com o site 404 Media, o dono da página "Tech4Gods", Daniel Barczak, disse não ter relação com o escritório de advocacia falso. O autor confessou que já ter comprado backlinks para aumentar a relevância do seu site, mas não usando esse tipo de golpe.

Questionado sobre a propriedade da imagem utilizada, Barczak afirma não deter os direitos sobre nenhuma mídia na internet. O fotógrafo da imagem não respondeu a tempo da publicação da matéria.

Por enquanto, é impossível afirmar o envolvimento de Daniel Barczak no esquema de compra de backlinks, mas ele está ciente de que essa estratégia pode ter o efeito oposto e afundar seu site no Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.