IA e segurança: como se manter seguro na era da inteligência artificial?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: IA e segurança: como se manter seguro na era da inteligência artificial?

A inteligência artificial já é parte de nossas vidas. Cada vez mais, se tem contatos com ferramentas que conseguem reproduzir certas habilidades humanas, como as de aprender, analisar e tomar decisões de forma autônoma.

E se temos estas máquinas muito inteligentes o nosso eterno, é fato também que elas podem ser usadas com fins nocivos. Afinal, as tecnologias em si não são boas nem ruins, mas dependem diretamente dos usos que são feitos delas. E sempre haverá golpistas de olho para aprimorar os seus crimes ao tirar proveito da IA.

Por isso, é importante saber como se proteger neste novo cenário em que a inteligência artificial ficará cada vez mais presente. Confira a seguir o que você precisa saber sobre este tema.

Riscos trazidos pela inteligência artificial

Getty Images(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Seja na vida pessoal ou profissional, estamos correndo alguns riscos quando estamos na internet. Contudo, a onipresença da inteligência artificial pode intensificar os problemas em alguns aspectos.

Um dos golpes mais assustadores hoje em dia é o chamado deepfake, nome dado às tecnologias de IA que conseguem aprender a partir de imagens e sons para criar vídeos falsos como se tivessem sido gravados por alguém que realmente existe. E pode acreditar: quando você recebe a imagem de alguém da sua família passando por um problema, é praticamente impossível não acreditar.

Outros aspectos que são aprimorados envolvem as ameaças cibernéticas mais tradicionais,  como ataques de ransomware e phishingUma vez que as ferramentas de inteligência artificial conseguem aprender mais sobre os usuários, isso também pode ser utilizado para aprimorar os golpes.

Por isso, é fundamental aprimorar os seus conhecimentos sobre o funcionamento das IAs, de modo a ficar alerta sobre o que pode chegar até você. As práticas de cibersegurança são armas importantes para conseguir ficar a salvo. Só para se ter uma ideia, um relatório da Cybersecurity Ventures revelou que os crimes cibernéticos causaram um prejuízo de cerca de US$ 8 trilhões em 2023, cifra que deve crescer em 15% até 2025.

A regra, então, é manter-se informado sobre os riscos corridos — que se dão quando, por exemplo, você insere seus dados na internet sem muito cuidado, ou clica em links sem ter certeza que eles são verdadeiros — mas também educar a todos que estão à sua volta, como os familiares e os colegas de trabalho.

A inteligência artificial pode ser uma aliada na segurança?

Getty Images/Reprodução(Fonte: Getty Images/Reprodução)

A boa notícia é que a inteligência artificial pode ser usada a favor de nossa cibersegurança. Já há aplicações de IA que fazem análises de comportamento dos usuários para poder detectar atividades suspeitas, como quando alguém tenta entrar nas suas contas sem que você saiba,

Outro aspecto em que a IA pode ajudar é no monitoramento constante de sistemas operacionais, detectando falhas de segurança e ajudando a identificar o malware e o phishing caso eles cheguem até os seus dispositivos. Dessa forma, a inteligência artificial consegue responder rapidamente aos ataques, prevenindo problemas como os de fraudes financeiras, bloqueando atividades suspeitas e identificando as vulnerabilidades em tempo real.

Existe uma preocupação cada vez maior com a cibersegurança, uma vez que os danos dos crimes virtuais podem ir muito além dos prejuízos pessoais. Por conta isso, a tendência ao futuro é um investimento maior em novos profissionais nessa área, incluindo os de tecnologia de informação que manejam bem as ferramentas de IA. Já se fala até de "hackers éticos" que serão contratados por empresas para aprimorar a proteção digital.

Para além disso tudo, é fundamental fazer sempre a sua parte. E uma atitude muito simples e eficiente é investir em um bom antivírus que esteja sempre atualizado para lidar com as ameaças. Os pacotes da Kaspersky, empresa líder no setor de segurança digital, são opções excelentes para garantir a sua proteção, da sua família e de seus funcionários. Saiba mais sobre os serviços da Kaspersky clicando aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.