Buscador do Google está ficando pior com o tempo, diz pesquisa

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Os mecanismos de busca pela internet estão piorando em desempenho com o passar do tempo. Essa é uma das conclusões de um recente estudo científico que avaliou os principais serviços desse segmento atualmente.

A análise foi conduzida por quatro pesquisadores da Alemanha, que monitoraram durante um ano inteiro os serviços Google, DuckDuckGo e Bing. Ao todo, eles compararam a performance dos serviços em 7.392 buscas envolvendo avaliações de produtos.

De acordo com a pesquisa, agora é possível confirmar com evidências que serviços de busca "tem problemas significativos" que exigem uma observação mais detalhada em etapas posteriores. O estudo completo, ainda sem passar revisão por pares, pode ser lido por aqui, em inglês.

Os problemas com os mecanismos de busca

Segundo o levantamento dos cientistas, o principal problema das pesquisas por produtos está no excesso de programas de afiliados. Essas páginas, focadas na venda do item e não em uma descrição ou avaliação, quase sempre aparecem no topo das páginas de resultados.

Conteúdos sem qualidade, porém otimizados para a web, são considerados os atuais problemas pelos cientistas.Conteúdos sem qualidade, porém otimizados para a web, são considerados os atuais problemas pelos cientistas.Fonte:  GettyImages 

Além disso, sites com "menor qualidade textual" e voltados apenas para o comércio estão mais evidentes do que conteúdos longos e elaborados. Há uma predominância de spam na forma de "conteúdos de baixa qualidade e feitos em massa", mas que são otimizados via SEO para obterem um bom ranqueamento.

Outro problema, segundo a pesquisa, é que a linha entre conteúdos verídicos ou úteis e "spam na forma de conteúdo e fazendas de links" está cada vez mais tênue. Isso dificulta a identificação de um conteúdo ruim tanto pelo usuário final quanto para o serviço de busca.

Até agora, a Microsoft e o DuckDuckGo não se manifestaram sobre a pesquisa. Já a Google rejeitou as conclusões da pesquisa, alegando um baixo número de materiais avaliados.

"Esse estudo em particular observou poucos conteúdos de revisão de produtos e não reflete a qualidade geral e a utilidade da busca para as bilhões de requisições que vemos todos os dias", disse um porta-voz da companhia ao site The Register.

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