Windows 11 permitirá desinstalar Microsoft Edge e o Bing em breve

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 permitirá desinstalar Microsoft Edge e o Bing em breve
Imagem: GettyImages

A Microsoft finalmente permitirá desinstalar o Microsoft Edge e remover a busca do Bing no Windows 11, para atender demandas de órgãos reguladores da Europa. A mudança no sistema operacional é exclusiva para o Espaço Econômico Europeu (EEE).

Tais mudanças são para atender a Lei dos Mercados Digitais (DMA), que entrarão em vigor no EEE (países da União Europeia e Islândia) em março de 2024. A Microsoft precisa atender requisitos de interoperabilidade, tornando a participação de concorrentes mais simples em suas plataformas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Usuários do Windows 11 residentes da Europa poderão desinstalar o Microsoft Edge e definir outro buscador padrão.Usuários do Windows 11 residentes da Europa poderão desinstalar o Microsoft Edge e definir outro buscador padrão.Fonte:  GettyImages 

Além de possibilitar a desinstalação do Edge e a desativação do Bing Search do painel do Windows 11, usuários também poderão adicionar o Google como mecanismo de busca padrão. Os aplicativos Câmera, Cortana e Fotos também poderão ser desinstalados.

"Se o usuário tiver mais de um provedor de pesquisa instalado, o Windows Search mostrará o último usado quando aberto", pontuou o gerente de produto do grupo de parceiros para Windows, Aaron Grady, ao The Verge.

Novas funções de interoperabilidade também estarão disponíveis na bandeja de widgets do Windows 11, garantindo um terreno mais nivelado para concorrentes dentro do sistema da Microsoft. Os usuários poderão desativar o feed Microsoft News e as publicidades do painel.

Os únicos programas que não poderão ser desinstalados do Windows 11 serão o Explorador de Arquivos, o Configurações, e o Vincular ao Celular, essenciais para gerenciamento do sistema.

A legislação europeia também exige que o Windows 11 lembre das preferências configuradas pelos usuários, seja qual software for. Assim, consumidores poderão definir clientes de e-mail, navegadores e buscadores favoritos livremente e lidarão com limitações em usabilidade, como acontece no SO atualmente.

Por fim, usuários residentes da Europa poderão escolher se querem ou não vincular o sistema a uma conta Microsoft.

Exclusivo para a Europa

A Microsoft ressalta que as mudanças no sistema são exclusivas para computadores de residentes do EEE, então não está claro se as novidades também serão implementadas em outras regiões. De qualquer maneira, as alterações abrem um precedente importante no ecossistema da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.