Circle to Search: conheça a nova ferramenta de pesquisa do Google

1 min de leitura
Imagem de: Circle to Search: conheça a nova ferramenta de pesquisa do Google
Imagem: Google/Divulgação

O Google apresentou nesta quarta-feira (17) o Circle to Search, uma nova forma de pesquisar qualquer coisa na tela do celular que estará disponível em breve em smartphones top de linha com Android. Os modelos da série Galaxy S24, que acaba de ser lançada pela Samsung, estão entre os dispositivos selecionados.

Como o próprio nome sugere, a ferramenta permite realizar pesquisas no buscador fazendo um círculo ao redor de um determinado objeto visualizado no display do telefone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A seleção também pode ser feita com um risco ou um simples toque no item desejado, que pode ser imagem ou texto, e em seguida uma página com todas as informações encontradas sobre ele será exibida.

Em um dos exemplos citados pela gigante de Mountain View, objetos como óculos de Sol, bolsa e botas mostradas em um vídeo são pesquisados no Google usando os novos gestos. Mas para ativar a funcionalidade, é necessário tocar e segurar o botão Home ou a barra de navegação do Android antes de circular ou rabiscar o objeto.

De acordo com a big tech, o Circle to Search é o mais recente avanço da ferramenta de múltipla pesquisa, que oferece a possibilidade de fazer buscas por textos e imagens simultaneamente. Seu funcionamento lembra o do Google Lens, com a diferença de que não exige a abertura de um novo aplicativo, podendo ser acionado em qualquer tela do celular.

Quais são os celulares compatíveis com o Circle to Search?

A princípio, o recurso “Circule para Pesquisar” do Google será restrito aos celulares Android premium selecionados, como explicou a gigante das buscas em comunicado. Ele estará disponível a partir do dia 31 de janeiro em todos os idiomas e mercados nos quais os modelos contemplados são comercializados.

Como informado anteriormente, os novos Galaxy S24, Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra terão a ferramenta alimentada por inteligência artificial integrada ao sistema operacional. Além dos novos celulares da Samsung, os telefones Pixel 8 e Pixel 8 Pro também contarão com o recurso disponível no final do mês.

Embora a gigante da tecnologia não tenha confirmado, especula-se que mais celulares Android top de linha recebam o Circle to Search em um futuro próximo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.